A existência terrena é uma oportunidade que nos é dada para que possamos vivenciar desafios, ultrapassar obstáculos e nos aperfeiçoarmos à medida em que atuamos. Somos responsáveis pela nossa caminhada e é importante que estejamos conscientes, nos propondo a viver cada momento de forma plena.
Viver o presente é um desafio que se faz necessário ao nosso aprimoramento e nossa trabalhadora Melissa faz uma reflexão sobre a importância de estarmos inteiramente no aqui e no agora. No início de julho ela nos ajudou a entender um pouco sobre o que é a vida (o tema é vida!) e continuando essa conversa, agora ela nos explica que viver no presente é importante para que a gente se proponha a viver cada momento de nossa caminhada de forma consciente, estando consciente inclusive de nossas limitações.
Ela também nos esclarece que não devemos nos cobrar de tal maneira a sermos perfeitos, mas devemos buscar fazer o nosso melhor em cada ação, sempre respeitando nossas limitações. Cada vez que nos permitimos dar nosso melhor, temos a oportunidade de viver intensamente a vida. Entretanto, devemos entender que fazer nosso melhor também é respeitar nossos limites, o nosso melhor nunca será o mesmo em todos os momentos e está tudo bem!
Entendendo um pouco mais sobre viver no agora
Quantas vezes nos prendemos a acontecimentos passados, nos culpamos, nos queixamos de insucessos e de enfermidades? Ignoramos que estamos na Terra para aprendermos. Como seres espirituais precisamos passar por certas provas para nos aprimorar e assim é importante suportar os desafios do presente e não desistir, afinal, colheremos conforme semeamos e mesmo que não queiramos reconhecer, sempre somos responsáveis pelos nossos atos.
Conforme Don Miguel Ruiz fala no livro os quatro compromissos já abordado por uma de nossas trabalhadoras no vídeo O poder da palavra:
“Deus é vida. Deus é vida em ação. A melhor forma de dizer “Amo você, Deus” é deixar o passado de lado e viver o momento presente, aqui e agora.”
“Quando você se rende a dá adeus ao passado, permite a si mesmo estar plenamente vivo no momento presente.”
“Você nasceu com o direito de ser feliz. Nasceu com o direito de amar, de aproveitar e compartilhar seu amor. Você está vivo. Portanto, tome sua vida e a aproveite…”
(Os quatro compromissos: o livro da sabedoria tolteca: um guia prático para a liberdade pessoal – Miguel Ruiz)
Portanto, o presente é onde verdadeiramente estamos, o passado são acontecimentos que nos levam ao aprendizado e o futuro é feito das nossas ações no presente, do que estamos semeando. Como você vai se colocar no agora?
Se fizer sentido para você, não deixe de conferir e aperte o play!
Para te ajudar mais nessa busca de estarmos inteiros no presente, colocamos um vídeo complementar da Monja Coen explicando um pouco sobre o que é viver o agora.
Além disso, a baixo seguem indicações de livros que nos ajudam nessa busca do viver conscientemente, afinal o presente nos pertence!
O Poder do Agora | Eckhart Tolle
Aprenda a viver o agora | Monja Coen
Os quatro compromissos | Don Miguel Ruiz
0 comentários