Essa é a quinta obra de Emmanuel na qual ele responde a um conjunto de perguntas elaboradas pelos trabalhadores do Centro Espírita Luiz Gonzaga sobre temas doutrinários. O que iniciou como um estudo interno em 1938 deu origem a essa maravilhosa obra.
As questões estão divididas em três partes: Ciência, Filosofia e Religião, baseando-se no tripé da Doutrina Espírita. Segundo Emmanuel, o espiritismo traz o conhecimento para encontrarmos o caminho da luz.
As ciências estão classificadas em: Ciências fundamentais, abstratas, especializadas, combinadas e aplicadas. Cada uma delas recheada de informações preciosas.
Para Emanuel, quando as ciências se associarem ao espiritismo, ela será parceira da Luz, não mais da tirania e da destruição. Aqui, encontramos respostas muito atuais, apesar de terem sido feitas nos anos 40. Como podemos ver na questão 54 sobre pátria onde se pergunta:
Com a difusão da luz espiritual o homem alargará a noção de pátria abrangendo todas as nações?
Emmanuel: A luz espiritual dará aos homens um novo conceito de pátria. O homem abandonará canhões e balas homicidas valorizando o berço em que nasceu pelo trabalho e amor, destruindo-se as fronteiras materiais e dando lugar a era nova da grande família humana, em que as raças serão substituídas pelas almas e a pátria será honrada, não com a morte, mas com a vida bem aplicada e bem vivida.
Na perspectiva ainda das ciências, há questões sobre política, viagem interplanetária, adaptação do espírito às condições de cada orbe ao qual ele está encarnado.
As ciências aplicadas são forças que se mobilizam tanto na parte material, como na organização das provas de regeneração ou em missões purificadoras da evolução de cada civilização.
Nessa área encontram-se os profissionais. São agricultores, engenheiros, médicos, educadores, economistas, os quais são amparados pelos protetores do plano invisível quando aplicam seus esforços na busca do aperfeiçoamento da escola planetária, e dos seus filhos.
O olhar filosófico
A Filosofia compõe a segunda parte do Consolador, nela encontramos questões da vida, do sentimento, da cultura, e da iluminação. O esforço próprio, dentro da humildade e do amor, no ambiente de trabalho, é a fórmula mais bela para ampliar nossa capacidade espiritual. Devemos encarar todas as nossas atividades como uma tarefa de preparação para a vida espiritual e manter o equilíbrio entre a razão e os valores do coração.
Além disso, a Ciência e a Filosofia se completam no campo das atividades do mundo exercendo o trabalho da experimentação e do raciocínio respectivamente, já a Religião edifica e ilumina os sentimentos. As duas primeiras (Ciência e Filosofia) se irmanam na Sabedoria, a última (Religião) personifica o Amor. Assim, compõem as duas asas divinas com que a alma humana penetrará na espiritualidade (sabedoria de Amor).
Escritores e cientistas doutrinários poderão movimentar seus conhecimentos na construção de novos enunciados para as filosofias terrestres, mas a obra definitiva do Espiritismo é a da edificação da consciência profunda no Evangelho de Jesus Cristo.
A cada livro de Emmanuel, mais detalhes da evolução humana são esclarecidos. Maravilhoso esse livro! Confira!
Ficou interessado?! Dá o play pra saber mais com Rosa Candida…
0 comentários