A vida precisa de sentido

05 - 09 - 22

Sentido – significado – propósito. 

São pontos de questionamento que todos passam na vida, se perguntando, procurando entender e encontrar fora, algo que deve estar dentro de si.  O dicionário Aurélio da Língua Portuguesa nos diz que propósito é algo que buscamos alcançar. De acordo com o educador, escritor e filósofo, Mário Sérgio Cortella:

“Uma vida com propósito é aquela em que eu entenda as razões pelas quais faço o que faço e pelas quais deixo de fazer.”

A nossa dirigente Alexsandra Vieira nos convida a refletir acerca desse autoconhecimento, do encontrar a si e reconhecer-se em seus atos e atitudes. Muitas vezes pensamos que o sentido da vida encontra-se distante e muitos julgam não ter encontrado significado para sua existência. Podemos dizer que isso gera sensação de inadequação, de estar perdido, num vazio e insatisfação perante a vida. Às vezes somos levados a levantar questionamento sobre nosso propósito quando algo nos falta, quando não estamos felizes, quando passamos por perda, dor e sofrimento. Nesse momento, sem encontrar congruência entre as vivências e os sentimentos, podemos ser levados a questionar se a vida precisa de sentido. Nesta perspectiva, confere o vídeo que Alexsandra preparou!

Em busca de sentido 

“Em busca de sentido” é, também, o título de um livro. Assim como é algo que se encaixa perfeitamente nessa conversa, pois o homem está constantemente se estruturando nesse conceito. O livro, que vale muito a pena ser lido, trata das experiências de um psicólogo no campo de concentração, Viktor E. Frankl, tem sido lido por centenas de milhares de pessoas ao longo dos últimos anos e quando o autor costumava ser interrogado sobre isso, respondia com um questionamento de que se a temática  do sentido chamava tantas pessoas para ler este livro, possivelmente é um assunto que as queima por dentro e precisa de luz e conhecimento.

E, com isso, não teremos uma resposta considerada certa, única e que se encaixe com todo questionamento de qualquer pessoa. O que nos leva a pensar que não estamos sobre um sentido de vida em geral, mas no sentido que tem relação com cada ser e sua especificidade e em cada momento ou passagem de sua vida. E, como nos diz Alexsandra, que consigamos perceber nossas vocações e missões pessoais, que possamos atrelar a percepção de que a vida guarda em si, e em cada desafio que se nos é apresentado, uma oportunidade para conjugar o verbo AMAR.

Se este tema te despertou, indicamos o conhecimento do blog e do movimento do CVV – Centro de Valorização da Vida: “Qual o sentido da vida?” 

Mais AMOR e menos preconceito. CARIDADE em vez de condenação. Esse é o mês dedicado a prevenção ao Suicídio, o Setembro Amarelo. Falar pode mudar tudo!

O CVV – Centro de Valorização da Vida, funciona 24 horas, pronto pra te escutar. Ligue 188, acesse o chat pelo site cvv.org.br ou converse pelo email atendimento@cvv.org.br

Paz e Luz!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *