5 Livros para estudar Mediunidade

11 - 08 - 20

[Produzido pela equipe da Biblioteca – Quinta de Luz]

“A mediunidade é uma faculdade orgânica que significa mediar algo”


(Alexsandra Vieira)


“Muito se fala sobre espiritualidade, mas você tem noção do que isso significa?” Essa pergunta inicia a conversa que Alexsandra Vieira realizou na Live #6 sobre Mediunidade e Espiritismo dia 25 de junho de 2020, no Instagram da Quinta de Luz, e que nos trouxe até aqui.

É de grande importância para todos aqueles que desejam entender sua condição de ser espiritual, o aprofundamento na base da vivência espírita: o ESTUDO, a CARIDADE e a MEDIUNIDADE. Esse tripé é a sustentação para o entendimento e aplicação prática dos ensinamentos provenientes da Doutrina da Luz, pois se interligam, demonstrando que não podemos pensar, unicamente, em “desenvolver/usufruir” bem a mediunidade sem que haja um  compromisso sério com o estudo e a aplicação efetiva da caridade plena entre todos. 

“Amar o próximo como a si mesmo: fazer para os outros o que quereríamos que o outros fizessem por nós é a mais completa expressão da caridade, porque resume todos os deveres para com o próximo.” 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo – Capítulo XI)

É latente a necessidade dos homens ampliarem seus conhecimentos doutrinários, num esforço intelectual pessoal contínuo, utilizando-se para tanto, como grandes aliadas, as Obras da Codificação Espírita sistematizadas por Allan Kardec, o primeiro que nos apresentou o Espiritismo em seu tríplice aspecto científico, filosófico e religioso e, também, outros livros de cunho orientador sobre a doutrina.

Inclusive, este é o grande motivo para que as principais atividades intelectuais desenvolvidas nos centros espíritas girem em torno de leituras de obras espíritas, grupos de estudos, debates e palestras doutrinárias. 

Ou seja, o espírita deve procurar ter sempre em mente que a fé sem razão leva ao fanatismo, da mesma forma que a razão sem fé leva à descrença e ao materialismo. Esta concepção, também deve ser observada no estudo da mediunidade. A noção de evolução sob a ótica espírita está totalmente atrelada à prática da caridade somada ao estudo doutrinário, uma vez que o espírito (encarnado ou desencarnado) tende a evoluir, principalmente, no aspecto intelectual e moral.

Por fim, a mediunidade é uma importante ponte entre o entendimento e a prática doutrinária, razão maior para o seu estudo prévio, responsável e  contínuo, possibilitando o entendimento do seu caráter missionário ou de resgate cármico, segundo as Leis de Deus, para todos aqueles que enveredem por esta vertente do Espiritismo.

Para auxiliar no estudo mediúnico, destacamos 5 livros da literatura espírita que podem orientá-los e guiá-los por este novo universo do conhecimento pessoal e da prática da caridade. 

1 O LIVRO DOS ESPÍRITOS

Autor: Allan Kardec | Tradutor: Guillon Ribeiro | Ano de Lançamento: 1857

Este livro contém os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, recebidos através de diversos médiuns e ordenados por Allan Kardec.

2 O LIVRO DOS MÉDIUNS

Autor: Allan Kardec | Ano de Lançamento: 1861

“Ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o mundo invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os tropeços que se podem encontrar na prática do Espiritismo”

3 MEDIUNISMO

Autor material: Hercílio Maes | Autor espiritual: Ramatís | Ano de Lançamento: 1978

Através da sabedoria do mestre Ramatís, esta obra explica diversos tipos de mediunidade (a mecânica, a sonambúlica, a vidência, a telepatia, a intuitiva, etc.), fornece instruções aos médiuns e faz algumas considerações pertinentes a este tema, que é tão antigo quanto a humanidade.  Sua linguagem é bem didática, fazendo uso do artifício de perguntas e respostas para facilitar a compreensão da leitura, marca literária de Ramatís.

4 MECANISMOS DA MEDIUNIDADE

Autor material: Chico Xavier | Autor espiritual: André Luiz | Ano de Lançamento: 1960

O Espírito André Luiz alia Ciência ao Espiritismo para apresentar conceitos como energia, átomo, obsessão, hipnose, magnetismo, animismo e psicometria, entre outros, oferecendo aos médiuns e estudiosos da mediunidade diversos recursos para melhor compreensão de questões da Física e da Fisiologia que se relacionam ao tema. 

5 CONSCIÊNCIA 

Autor material: Robson Pinheiro | Autor espiritual: Joseph Gleber | Ano de Lançamento: 2007

Está obra, através de perguntas e respostas, aborda temas referentes ao animismo, corpo mental, obsessões complexas e apometria, oferecendo esclarecimentos de grande importância aos médiuns, que devem ter em mente que em “mediunidade você precisa saber o que está fazendo”. 

Leitura imprescindível para o desenvolvimento mediúnico.

Bom estudo. Paz e Luz!

2 Comentários

  1. Sirlene Ribeiro Ramos

    Olá gostaria de comprar o livro número 3 Hercilio Maes lançamento 1978. Meu contato 65998167583.watsapp.

    Responder
    • Patrícia Marinho

      Olá Sirlene, não vendemos os livros, você pode procurar nas livrarias físicas ou virtuais.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *