Você já parou para pensar que todo mundo já foi criança um dia? Quando vamos reencarnar, o nosso espírito esquece temporariamente suas experiências passadas e se prepara para nascer em um corpo físico infantil. Seus dons e talentos continuam ali, em estado latente, mas agora ele pode receber uma nova educação e realizar novos aprendizados.
Quem traz essa reflexão é nossa querida trabalhadora Ana Paula Viana, que já esteve aqui conversando com a gente sobre como fazer o Evangelho no Lar com os pequenos e sobre a importância de acolher as crianças e ouvir suas emoções nesse momento da pandemia. Confira o vídeo que ela preparou dessa vez:
Ela nos explica que a amnésia reencarnatória, esse esquecimento necessário, deixa o espírito mais receptivo aos novos aprendizados. Além disso, poupa os pais e os filhos do constrangimento de se reconhecerem como desafetos, em certos casos. É uma dádiva da Providência Divina, cujo objetivo é nos proporcionar uma nova chance de redimir nossas questões do passado.
Faz-se necessário que a atividade do princípio inteligente seja proporcionada à fraqueza do corpo, que não poderia resistir a uma atividade muito grande do Espírito, como se verifica nos indivíduos grandemente precoces. Essa a razão por que, ao aproximar-se-lhe a encarnação, o Espírito entra em perturbação e perde pouco a pouco a consciência de si mesmo, ficando, por certo tempo, numa espécie de sono, durante o qual todas as suas faculdades permanecem em estado latente.
(O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. 8 – Bem-aventurados os puros de coração)
E, claro, pais e filhos não são escolhidos à toa! Existe uma programação reencarnatória, acompanhada pelos Espíritos benfeitores, cujo objetivo é permitir que o passado seja reparado e o progresso espiritual aconteça. Em seu livro Nossos Filhos São Espíritos, o autor Hermínio Miranda fala um pouco desses laços espirituais:
Por alguma razão, que um dia você saberá, seu filho foi encaminhado, atraído ou convidado para vir para sua companhia. Dificilmente será um estranho total, cujos caminhos jamais tenham se cruzado com os seus, no passado. Não se esqueça de que também você é um ser renascido.
É muito importante que os pais estejam atentos aos seus filhos. Aos poucos, as características de suas personalidades se apresentarão. À medida que se forma uma relação de confiança e acolhimento, os pais podem, com o poder do exemplo, transformá-los. É assim que o progresso acontece! Quanto mais maduros psicologicamente e emocionalmente os pais estiverem, mais os filhos serão conduzidos na direção da evolução espiritual. A monja Coen fala sobre o papel da educação dos filhos na era das redes sociais. Ela explica como a confiança é fundamental. Dá uma olhada:
Que tal agora dar um beijo e um abraço na sua criança, celebrando esse encontro especial, marcado há muito tempo para acontecer? Paz e luz!
0 comentários