Sócrates, Platão e o Espiritismo

31 - 05 - 21

O que a filosofia tem a nos dizer do Espiritismo? Quais linhas de pensamento de Sócrates e Platão coincidem com o que o Espiritismo nos traz?

Considerados os filósofos mais influentes de todos os tempos, seus pensamentos dominaram a filosofia cristã antiga, sendo benfeitores da humanidade. Eles trazem, já naquela época (400 a.C), a ideia de justiça social, coisa que até hoje perseguimos.

Sócrates

Entre outras coisas, duas frases de Sócrates comungam completamente com as bases do espiritismo como a síntese da mensagem trazida por eles:

“Conhece-te a ti mesmo” 

“Só sei que nada sei. Quanto mais instruído sou, mais reconheço que tenho para saber. Mais, percebo que tenho para aprender.”
 

Em um trecho do Evangelho Segundo Espiritismo, no “Resumo da doutrina de Sócrates e de Platão”, podemos ver claramente a distinção e independência entre o princípio inteligente e o princípio material. Quando a alma transcende o corpo físico.

“I. O homem é uma alma encarnada. Antes da sua encarnação, existia unida aos tipos primordiais das ideias do verdadeiro, do bem e do belo; separa-se deles, encarnando, e, recordando o seu passado, é mais ou menos atormentada pelo desejo de voltar a ele.”

Platão

E trazendo algumas máximas citadas por Sócrates e Platão temos:

> Sócrates e Platão: “É pelos frutos que se reconhece a árvore”.

> Espiritismo: encontra-se textualmente repetida nos Evangelhos;

> Sócrates e Platão: “A virtude não se pode ensinar; ela vem por um dom de Deus àqueles que a possuem”.

> Espiritismo: evoca os esforços para conquistá-la.

> Sócrates e Platão: “É uma disposição natural, em cada um de nós, aperceber-se bem menos dos nossos defeitos que dos de outrem”.

> Espiritismo: o Evangelho diz: “Vedes um argueiro no olho do vosso vizinho, e não vedes a trave que está no vosso”.

No vídeo a seguir, Juliana Villacorta nos convida a pensar sobre o fato de Sócrates ter morrido por fomentar a reflexão dos jovens na sociedade daquela época, deixando a aristocracia profundamente incomodada. Sendo obrigado a tomar cicuta (veneno). É surpreendente o quanto Sócrates e Platão já abordavam coisas tão preciosas, não é? Mais ainda, quando fica clara a conexão com o Evangelho Segundo o Espiritismo e outras obras espíritas.

Respira fundo, dá play e veja o vídeo na íntegra! Paz e luz!

2 Comentários

  1. Ryath

    Maravilhoso, simplesmente maravilhoso!
    Muito bom ter esses conhecimentos!

    Responder
  2. Vanda Abbad de Oliveira

    Muito bom e esclarecedor seu video Juliana Villacorta. Obrigada, foi muito útil para mim. Vanda 03/07/2022

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *