Estamos no mês da Prevenção do Suicídio. O dia 10 de setembro é o Dia Mundial dessa luta. Luta pela valorização da vida, contra o preconceito e pelo acolhimento.
A OMS já considera o suicídio como caso de saúde pública e as pesquisas apontam que 90% dos casos está associado a psicopatologias diagnosticáveis e tratavéis e que poderiam ter sido evitados se houvesse alguma ajuda.
A informação é o caminho para entendermos que é possível prevenir.
A Doutrina Espírita traz luz a esse tema tão delicado e que angustia a humanidade. Não temos o direito de findar a vida, mas temos o livre arbítrio para essa decisão. Não há punição para o suicídio, há consequências sobre todos os atos que praticamos. As pesquisas apontam que o suicida não quer morrer, ele quer acabar com o sofrimento, porém a vida não acaba com o fim do corpo físico e os sofrimentos psíquico e emocional fazem parte do espírito que continua após o desencarne.
Para começar precisamos falar de JULGAMENTO e propor uma troca para ACOLHIMENTO.
Por vezes, pessoas com dificuldades não encontram espaço para tratar as suas dores: desilusões, medos, melancolia, depressão, ansiedade… Junta-se a supervalorização do material, a falta de perspectiva espiritual e tudo vai ficando nebuloso. Só que não estamos sozinhos, temos trabalhadores encarnados e desencarnados que podem nos ajudar nessa caminhada.
O importante é abrirmos o diálogo para o entendimento. Nos informar e estudar, pois o conhecimento é libertador. De forma aberta e responsável, buscar fontes confiáveis, discussões positivas e procurar ajuda.
Programação Especial
Para esse mês, preparamos uma programação especial nas plataformas da Quinta de Luz para juntos vivermos o Setembro Amarelo de 2021. No vídeo a seguir, nossa trabalhadora, Patrícia Marinho, explica direitinho tudo o que vai acontecer nas Redes da QL, aperta o play!
Olha os Links
A cada semana de setembro vamos atualizando aqui o material para você acessar:
Um olhar espírita sobre o suicídio
Em 27 de julho de 2020, publicamos um post bem informativo sobre o suicídio com informações, um vídeo produzido pela nossa dirigente Alexsandra Vieira e mais a indicação de 4 vídeos com Divaldo Franco, Raul Teixeira e André Trigueiro. Alexsandra nos convida a refletir sobre os seres espirituais que somos, nossa trajetória e nossa programação de existência. As confusões mentais e os recursos que temos para vencer as ideações suicidas.
Permita-se sentir!
Nossa trabalhadora Julia Albuquerque nos convida a sentir. Sentir nos humaniza, é caminho para nos conhecermos e nos leva a processos de acolhimento e busca para dar novos sentidos as emoções. Não estamos sozinhos! Podemos nos sentir sós, mas existe ajuda para os momentos difíceis, estratégias em busca pela vida.
Amar a si mesmo
Vem conversar com Josy Vicente. No vídeo ela nos questiona: É possível se amar? Não seria egoísmo? O que fazer para se amar?
Para saber, é bom escutar as reflexões em 3 vídeos incríveis que estão no mesmo post aqui no blog, com Josy, o conferencista espírita Haroldo Dutra e a Monja Coen.
Prece é acolhimento
A prece é antes de tudo, um ato de amor. Um bem precioso que nos conecta e permite, entre tantas possibilidades, sermos acolhidos pelo Divino e seus trabalhadores de Luz e Amor. É caminho e ferramenta para os desafios de cada dia. Deixe-se acolher por nossa querida Melissa Garcia e perceba o auxílio valoroso que a prece nos proporciona.
E para saber mais: O Livro dos Espíritos – Parte 3, capítulo 2 e O Evangelho Segundo o Espiritismo – capítulo 27 (Pedir e Receber) e capítulo 28 (Coletânea de preces espíritas).
Live #60 Viver Vale a pena
Uma live emocionante no dia 2/9/2021 no canal da Quinta de Luz no Instagram, nossa dirigente Alexsandra Vieira conversa e esclarece sobre o valor da vida e que vale a pensa vivê-la com todas as suas dores e alegrias. Também sobre o suicídio e suas complicações espirituais.
Pensa! LUTA
Todo domingo a tarde, a trabalhadora Charlanne Araújo traz belas reflexões no IGTV do Instagram da Quinta de Luz. Nesse Setembro Amarelo, ela inicia com o pensamento de Manoel Philomeno de Miranda psicografado por Divaldo Franco: “O homem é, na verdade, a mais alta realização do pensamento divino na Terra, caminhando para a glória total, mediante as lutas e os sacrifícios do dia a dia”. Confere esse Pensa! do dia 5 de setembro de 2021 e que está também no YouTube.
Pensa! SIGNIFICAÇÃO
No domingo 12 de setembro de 2021, Charlanne Araújo trouxe as palavras de Emmanuel: “Quando a dor te visita, reflete-lhe a mensagem. Não há sofrimento sem significação”.
Dica de leitura
Para você se aprofundar no assunto, selecionamos 5 indicações de livros que tratam o Suicídio a partir da Doutrina Espírita, sendo 3 deles pertencentes a Codificação Espírita. Boa leitura!
O Livro dos Espíritos | Allan Kardec
Parte 4 – Capítulo 1 Punição e prazeres terrenos – Desgosto da vida – Suicídio – questões 943 a 957
O céu e o inferno | Allan Kardec
Capítulo 5 – A comunicação com o relato entre médiuns e espíritos suicidas
O Evangelho segundo o Espiritismo | Allan Kardec
Capítulo 5 – Bem aventurados os aflitos – Todo o capítulo fala das aflições e suas causas > O suicídio e a loucura – do item 14 ao 17 e Sacrifício da própria vida por São Luís – itens 29 e 30. Capítulo 28 – coletânea de Preces – Prece por um suicida – itens 71 e 72
Memórias de um suicida | Yvonne Pereira
Sob o pseudônimo de Camilo Cândido Botelho, o espírito de Camilo Castelo Branco narra a Yvonne sua dolorosa vivência pós desencarne pelo suicídio. Muitos ensinamentos sobre a esperança, a reabilitação através da Misericórdia Divina para com os arrependidos. O livro aborda a gênese planetária, o processo evolutivo, a imortalidade da alma e outros importantes temas para compreensão de que “nenhuma tentativa para o reerguimento moral será eficiente se continuarmos presos à ignorância de nós mesmos”.
Viver é a melhor opção | André Trigueiro
André é jornalista e professor, desde 1999 vem pesquisando o fenômeno do suicídio e as diferentes estratégias de prevenção. A obra reúne um estudo organizado de maneira informativa citando as fontes de consulta, entre instituições e profissionais especializados. Aborda o tema sob várias óticas, como saúde, fatores de risco, prevenção, ajuda e o último capítulo é sobre a visão espírita.
Peça ajuda
Mais AMOR e menos preconceito. CARIDADE em vez de condenação. Falar pode mudar tudo!
O CVV – Centro de Valorização da Vida, funciona 24 horas, pronto pra te escutar.
Ligue 188
Acesse o chat pelo site cvv.org.br
Converse pelo email atendimento@cvv.org.br
Mais informações pelo instagram @cvvoficial
Você não está sozinho!
0 comentários