Seara dos Médiuns – 1961 | A obra de Emmanuel

13 - 11 - 21

Rosa Cândida, da Equipe da Biblioteca, comenta sobre o livro “Seara dos Médiuns“. Esse é um dos livros doutrinários ditados por Emmanuel a Chico Xavier, narrando comentários sobre os livros da Codificação dos Espiritismo de Allan Kardec. Faz parte dos 5 volumes da Coleção Estudando a Codificação e faz uma abordagem sobre o Livro dos Médiuns, trazendo temas pertinentes à conduta do médium, à educação da mediunidade de cada um, assim, essa obra nos convida a olharmos para nossa responsabilidade diante do Espiritismo com foco na religião do Evangelho do Cristo. Emanuel pede, no prefácio deste volume – Seara dos Médiuns – que busquemos ampliar nossos estudos, pois há trabalhos a se perder de vista na codificação de Kardec, quando olharmos os campos da ciência e da filosofia, nos domínios doutrinários do espiritismo. 

Ao abraçarmos a Doutrina Espírita devemos ser exemplo. Nossa renovação deverá ser aplicada em todos os momentos da nossa vida familiar e social, de trabalho laboral e espiritual. Ao longo do texto, ele vai comentando o Livro dos Médiuns e esclarecendo dúvidas. Compara os trabalhos mediúnicos com os da natureza, buscando simplificar conceitos, de forma que todos nós tenhamos condições de colaborar nessa seara com o melhor de nós. Afinal, Doutrina Espírita é universidade de redenção! Assim, temos que nos preparar para a orientação dos amigos necessitados ao longo dos nossos trabalhos. A melhor forma é buscarmos o nosso melhoramento interior, educarmos a nós mesmos para educar o outro e, em qualquer setor em que trabalharmos, devemos estar sempre prontos a auxiliar pelo nosso exemplo e com o nosso conhecimento. 

Esse livro traz grandes dicas! Ressalta que, toda produção mediúnica é a soma do mensageiro espiritual com o médium e com as influências do ambiente. Assim, por mais responsável que seja o médium necessita da cooperação desses fatores para que os trabalhos fluam harmoniosamente, ou seja, é um trabalho em equipe onde somos todos interdependentes – o todo é a soma das partes.

É, de fato, muito importante e lindo esse trabalho! Emmanuel traz nesta obra, de forma simples e direta, como podemos dar o melhor de nós em grupo para auxiliarmos aqueles que buscam e contribuirmos com a espiritualidade maior. As questões tratadas neste livro foram escolhidas pelos trabalhadores da Comunhão Espírita Cristã de Uberaba durante o ano de 1960. Depois de compiladas, analisadas por Emmanuel, e agrupadas por datas das reuniões realizadas e não pela ordem das questões. Isso tornou o conteúdo do livro bem interessante porque um determinado assunto, às vezes, leva a outros de outros capítulos e, ao final, essas colocações trazem uma ideia global para alguma aplicação prática. Nossa trabalhadora amou a leitura, esperamos que você também! E, se quiser, depois de ler, deixa aqui o seu comentário para sabermos o que achou.

Aproveita a dica de leitura e dá o play para ouvir Rosa Cândida comentando esse livro!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *