O trabalho que me transforma

24 - 01 - 22

O trabalho é a força motriz que rege a vida dos seres seja no plano terreno, seja no plano espiritual. Estes, sem trabalhar, terminam estagnados e se acomodando. A palavra trabalho no dicionário significa o conjunto de atividades, produtivas ou criativas, que o homem exerce para atingir determinado fim, ou também pode significar cuidado ou esmero empregado na feitura de uma obra.

O trabalho que transforma acontece todos os dias em vários lugares e não está ligado apenas à questão financeira ou ao trabalho no qual possuímos um retorno. Transformar é mudar e trabalhar é fazer isso em nome dessa mudança, ou como o próprio dicionário nos informa, ter cuidado na feitura de uma obra. 

O que diz o Evangelho

O Evangelho Segundo o Espiritismo traz reflexões sobre que lugar ocupamos em nosso dia a dia no desempenho de nossas atividades. Somos autoridades? Somos subalternos? Porque estamos nessa condição e o que estamos fazendo para aprender na posição em que nos encontramos? Para Deus, todos são iguais, não há superior e nem subordinado. Ele não vê a posição em que nos encontramos, mas sim as atitudes que tomamos, os aprendizados que levamos e o que nos transforma. 

No capítulo XVII, item 9 do Evangelho Segundo o Espiritismo, os Espíritos explicam um pouco sobre a missão dos superiores e dos subordinados:

“Se eu te dei subordinados não foi para fazer deles escravos da tua vontade, nem os instrumentos dóceis de teus caprichos e da tua cupidez; eu te fiz forte e te confiei os fracos para sustentá-los e ajudá-los a subir até mim.” 

“Se os superiores têm deveres a cumprir, o inferior os tem, de seu lado, e não são menos sagrados…Se está forçado a suportar essa posição na falta de achar uma melhor, o Espiritismo lhe ensina a nela resignar-se como sendo uma prova para a sua humildade, necessária a seu adiantamento.”

Assim, vemos que a pessoa que se encontra numa posição de superioridade possui uma missão de melhorar aqueles que estão subordinados a ele. A superioridade é colocada como lugar de exemplo e de guia. Jesus foi um grande líder e a sua liderança e superioridade foi sempre para desenvolver o outro. O superior não está naquela posição para humilhar e fazer operar sobre o outro seus desejos, mas sim para ouvir o outro e ser ouvido, sendo uma posição de transformação. Da mesma forma, o subordinado se encontra naquela posição para aprender algo, sendo uma prova para o seu adiantamento moral e espiritual.

É importante refletir sobre o trabalho

É sobre esse trabalho que transforma e que rege nossa vida que nosso trabalhador Carlan Pacheco irá conversar. No início de 2021 ele nos ajudou a entendermos mais sobre o quanto o exercício da espiritualidade está inserido em cada ação de trabalho praticada diariamente. Nesse vídeo ele nos explica que o nosso sofrimento possui o propósito de nos transformar, de nos fazer melhor e que o trabalho é importante para essa transformação que é contínua.

Aproveita a dica de vídeo, aceita o convite para esse estudo e dá o play para ouvir Carlan!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *