Muito se especula sobre o significado dos nossos sonhos. Mas como podemos simplificar e categorizar esse tema, se somos seres únicos e com experiências diversas?
Dentro da psicologia encontramos um vasto material de estudo a respeito dos sonhos. Para Freud as manifestações que ocorrem durante nosso repouso são compostas de metáforas e símbolos que podem ser compreendidos por nós com o auxílio de um acompanhamento profissional.
Em seguida encontramos a teoria de Jung que se aprofunda e debruça sua teoria sobre o entendimento dos sonhos. Para ele, sonhar é um ato de comunicação da psique, uma comunicação primitiva, espontânea, sem máscaras.
Nesse contexto, precisamos observar o conteúdo dos nossos sonhos, pois eles são o reflexo daquilo que nos circunda quando acordados: nossas preocupações, relações, objetivos, pendências e inseguranças.
Para entender melhor essa ideia psicanalítica do sonho, assista a esse vídeo do Pedro de Santi para a Casa do Saber – SONHOS: UMA METÁFORA DO EU:
E o Espiritismo? Qual a visão espírita sobre os sonhos?
Em toda a codificação, vamos encontrar menções a esse movimento que acontece enquanto dormimos.
No O Livro dos Espíritos, em seu capítulo 08, temos vários textos que trazem explicações sobre o tema.
Ao dormir nosso corpo físico descansa e nosso espírito, que é nosso corpo sutil, vai transitar pelo mundo espiritual e a depender do nosso padrão vibratório, podemos ir para lugares serenos, tranquilos ou inquietantes e turbulentos.
O que podemos concluir então é que para termos bons sonhos precisamos, antes de tudo, elevar nossos pensamentos, nos conectarmos com aquilo que temos de bom na nossa essência, fazer uma prece.
E realizar uma higiene do sono, já ouviu falar?
Vou deixar algumas dicas aqui:
• Não usar eletrônicos pelo menos duas horas antes de dormir
• Fazer uma refeição leve
• Ouvir uma música clássica
• Evitar ter eletrônicos (celular, tv, relógio…) dentro do quarto.
E tem vídeo, viu?!
Juliana Villacorta preparou um vídeo somente para falar dos sonhos. Ela faz um passeio sobre o que conversamos até aqui e no final tem um desafio para você.
Faz uma respiração, se conecta com teu eu, acalma o coração e aperta o play. Paz e Luz!
Boa tarde! Juliana, primeiro quero agradecer pelos esclarecimentos e perguntar o que a gente pode fazer para amenizar a inquietação do sono quando não temos este intervalo de 1ou2h longe das telas antes de dormir? OBS: mesmo não ficando nas telas, são raras as boas noites de sono. O mesmo acontece com meu filho de 4 anos (com ele, consigo cortar o uso das telas antes de dormir), geralmente não dorme bem. Nós três (Pai,mãe e filho) somos pacientes do Quinta de Luz a bastante tempo ( vários motivos). Obg🙂
Josy agradecemos sua pergunta. Primeiro é importante entender que existem muitos fatores que interferem no sono, como alimentar (se vocês comem tarde), emocionais e psicológicos, fatores físicos (como algum desgaste do corpo). Por isso fica difícil entender mais a fundo os motivos das alterações do sono. Sugerimos que você encaminhe uma solicitação de Tratamento à distância lá no site, especificando melhor as condições da dinâmica noturna da família. Continuamos à disposição. Fiquem em Paz.