O Livro dos Espíritos – Parte III, Capítulo 3

15 - 07 - 22

O nosso vídeo de hoje fala sobre a importância que o trabalho possui na vida do homem para seu aperfeiçoamento e crescimento intelectual. O capítulo 03 da parte 3 de O Livro dos Espíritos traz a lei do trabalho.

O trabalho é uma lei da natureza. Para o homem é uma expiação, mas também é um meio de aperfeiçoamento de sua inteligência e do seu crescimento intelectual.  Através do trabalho o homem satisfaz suas necessidades corporais e seus prazeres, podendo este trabalho ser físico, intelectual e também espiritual.

Os espíritos nos explicam neste capítulo que quanto mais evoluído é o mundo, menos necessidades há do trabalho material devido à natureza menos densa de seus habitantes. No entanto, mesmo nesses mundos, existem outras naturezas de trabalho, afinal no mundo espiritual há muito o que se fazer, só ficando na ociosidade o espírito que quiser.

Para os espíritos é condenável uma existência de ociosidade, onde a criatura vive às custas do trabalho dos outros, para eles a ociosidade seria uma aflição em lugar de um benefício. Eles querem que cada pessoa se torne útil conforme as suas faculdades.

Em se tratando da velhice, assim como os pais trabalharam por seus filhos é obrigação dos mais novos arcarem com a sobrevivência de quem outrora lhes ajudou. 

Entretanto, não só de trabalho vive o homem, este capítulo traz perguntas que nos fazemos diariamente como:

– Porque o trabalho é imposto ao homem? 

E também

– Qual o limite do trabalho?  

Nesta última pergunta, os espíritos explicam que o repouso também é uma lei da natureza. Para estes, o repouso é necessário para repor as forças e dar liberdade à inteligência.

Os espíritos ainda chamam atenção para a responsabilidade que todo o homem que tem o poder de comandar possui sobre os seus subalternos. O homem de autoridade que impõe um trabalho escravo aos seus semelhantes está transgredindo uma lei de Deus, esta é uma das piores ações.

O capítulo finaliza com a importância da educação na sociedade, não só a educação intelectual, mas também a moral entre os homens, fazendo criar bons hábitos em seus cidadãos.

A ciência da Economia se encarrega de gerar equilíbrio entre produção e consumo. Uma sociedade que faz descaso da educação e da boa administração de sua Economia, traz escassez de trabalho e o caos impera gerando chagas e maus dias para seus habitantes.

Gente, o capítulo tem muito mais, vale muito a pena vocês conferirem… Aproveita e dá o play para ouvir as dicas da nossa trabalhadora Katya Carnib.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *