Luciana Costa, da Equipe da Biblioteca, comenta sobre o livro “Ave, Cristo!”. Esse é um dos romances históricos ditados por Emmanuel a Chico Xavier, narrando uma época em que os primeiros cristãos, sofridos com perseguições, lutavam por firmar sua fé no Cristo.
Emmanuel narra a história de Quinto Varro e seu filho Taciano. Uma história cujo cenário divide-se entre Lião na França e Roma na Itália, Quinto Varro, espírito já com certos valores morais e espirituais, pede para reencarnar junto ao espírito do seu filho Taciano, que ainda encontrava-se entregue aos desatinos ditados pelos comandos das trevas.
O livro é dividido em duas partes, que facilmente levam o leitor às lágrimas de emoção. A primeira parte traz Quinto Varro como pai de Taciano, sendo que o mesmo separa-se do filho após escapar de um ataque provocado pelo amante de sua esposa Cíntia, indo morar em Lião, na França, e vivendo sob o nome de Corvino, um seguidor do Nazareno. Anos depois, Taciano conhece Corvino e desenvolve com ele uma amizade sem desconfiar que trata-se de seu verdadeiro pai. Taciano, por abominar qualquer coisa ou pessoa ligada ao Cristianismo, afasta-se de seu amigo/genitor pela fé cristã que o mesmo professa e não abdica dela, fé que acaba condenando Corvino à morte. Taciano finda descobrindo a verdadeira identidade de Corvino e fica com o coração cheio de angústia frente aos episódios que circundaram o desencarne de seu verdadeiro pai.
Na segunda parte do livro, Emmanuel narra a etapa da vida de Taciano como esposo de Helena e pai de duas jovens, Lucila e Blandina, Diante da partida de Helena e sua filha Lucila para Roma, Taciano segue com Blandina em sua residência onde desfrutam de harmoniosa convivência. Neste período conhecem Lívia e seu pai Basílio, com quem desenvolvem uma bela amizade. Mesmo sentindo a resistência de Taciano, Basílio introduz conversas sobre Jesus Cristo. O tempo passa e vários episódios são narrados nesta segunda parte até o momento em que Taciano reencontra Lívia com seu filho de coração, Quinto Celso. Lívia desencarna e deixa Celso aos cuidados de Taciano. Quinto Celso é, na verdade, Quinto Varro reencarnado para estar novamente junto a Taciano.
Uma história emocionante de vida, que em sofrimento, reflexão e regeneração, é transformada pela mensagem de luz e vida que o Cristo deixou.
“— Ave, Cristo! Os que aspiram à glória de servir em teu nome te glorificam e saúdam!”,
são as palavras finais de Emmanuel no livro.
Aproveita a dica de leitura e dá o play para ouvir Luciana comentando esse livro!
0 comentários