“Meditação é a ferramenta afiada para desenterrar o grande tesouro escondido dentro da personalidade interior de todos”
[Maharishi Mahesh Yogi]
A Meditação Transcendental, também conhecida como “MT”, foi introduzida em 1958 por Maharishi Mahesh Yogi. A técnica envolve o uso mental de sons específicos, chamados mantras, com objetivo de proporcionar uma ampla e profunda conexão com a consciência mais pura, tornando a mente mais pacífica, feliz, criativa e poderosa.
De acordo com Maharishi, a técnica permite que a mente do praticante “transcenda”, atingindo um estado de “repouso em alerta”, sem recurso a concentração ou a pensamento ativo, como sucede em outras técnicas. Seu fundador descreve a meditação como “o único meio para o desenvolvimento harmonioso do corpo, mente e alma”.
A experiência da Consciência Transcendental desenvolve o potencial criativo latente do indivíduo praticante, ao mesmo tempo em que dissolve o estresse e a fadiga acumulados através do profundo descanso obtido durante a prática da MT. É uma atividade que estimula a criatividade, o dinamismo, a ordem e o poder de organização, resultando em maior eficácia no cotidiano.
“Tudo o que somos é o resultado do que pensamos. A mente é tudo. O que pensamos, nos tornamos”
[Maharishi Mahesh Yogi]
Além de todos os benefícios, é uma prática que vem sendo estudada por Universidades do mundo todo, como a Universidade de Michigan que concluiu que praticantes de MT apresentam pontuações mais altas em três escalas: afetividade, autoestima e competência emocional.
A entrevista
Patrícia Marinho conversou com Adriane Brasileiro, referência na prática e ensino da MT. Economista, Professora de Meditação Transcendental (MT) formada pela MERU – Universidade de Pesquisa Européia Maharishi desde 1989, com atuação tanto nacional como internacional, a exemplo da África.
Elas bateram um papo sobre a meditação e o autoconhecimento, desmistificando a prática e esclarecendo dúvidas.
A live ocorreu dia 17 de fevereiro de 2022 no canal do Instagram.
Respira, senta confortavelmente e aperta o play para conferir as meninas.
0 comentários