Live #78 Constelação e as relações humanas

04 - 02 - 22

“O sentido da vida é a vida em si, nada além disso. A vida tomada como ela é, tem sentido. Somente quando não nos expomos a ela, tal como ela é, a experimentamos sem sentido. Por isso, o sentido da vida depende, amplamente, daquilo que cada um faz com aquilo que lhe foi predeterminado”

[Bert Hellinger, no livro A fonte não precisa perguntar pelo caminho]

E para começar, o que é Constelação? Constelação Sistêmica é uma prática terapêutica desenvolvida pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger. Trata-se de uma técnica usada para desbloquear áreas da vida por meio de dinâmicas que representam acontecimentos.

Como é possível?

É preciso entender um pouco sobre os campos morfogenéticos ou campos mórficos. São campos ou sistemas que organizam seres na natureza, determinando padrões ou formas de comportamento, pensamento. Essas estruturas de origem são observadas em organismos vivos, mas também em cristais, moléculas e instintos. Isso significa que cada um é envolvido por um campo morfogenético e tende a repetir padrões coletivos. Não é algo físico, mas influencia a matéria no trâmite de hábitos e informações. Ele é a chave para acessar os nossos sistemas familiares e organizacionais.

Assim como o corpo humano é organizado por sistemas (respiratório, sanguíneo, digestivo, nervoso), o nosso campo morfogenético sintoniza com o corpo físico, é o que chamamos de corpo sistêmico. Não há como compreender a si de uma forma desassociada. Ele traz consigo todo tipo de registros, incluindo as tensões e doenças não solucionadas por aqueles que compõem a sua história. É esse corpo que acessamos nas Constelações.

A Constelação é um trabalho simples, direto e profundo que se baseia em uma compreensão de conjunto, de teia. 

A entrevista

Juliana Villacorta conversou com Ana da Fonte, pioneira na prática e ensino das Constelações Sistêmicas no Brasil. Palestrante, escritora, consteladora desde 1997 e formadora. Atualmente tem dois livros publicados, e é uma referência na formação de Consteladores e atendimentos por todo o Brasil. Seu trabalho é reconhecido por institutos internacionais e a sua forma alcança os mais diferentes públicos.

Elas bateram um papo sobre a Constelação e o olhar Sistêmico para as nossas relações, as nossas vidas e como tudo isso pode facilitar o nosso desenvolvimento, inaugurando as entrevistas da Quinta de Luz em 2022.

A live ocorreu dia 3 de fevereiro de 2022 no canal do Instagram.

Pense numa live rica!! Senta confortavelmente e aperta o play para conferir as meninas.



Uma dica: Observa, em você, quais imagens, pessoas e/ou situações se apresentam durante essa entrevista. 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *