Ler é bom demais, não é, gente? Quanto mais a gente lê, mais o nosso ser se enriquece. Na Doutrina Espírita, que se fundamenta na ciência e na razão, ler é fundamental para expandirmos nosso conhecimento sobre as leis do mundo espiritual.
É com esse objetivo que planejamos o estudo de um dos autores espirituais mais respeitados. Katya Carnib, da Equipe da Biblioteca, nos conta que dessa vez serão indicadas 21 obras do Espírito Emmanuel, psicografadas por Chico Xavier, um dos maiores médiuns do Espiritismo no Brasil. As obras serão apresentadas pelo ano de publicação, seguindo a ordem cronológica.
A obra de Emmanuel é extensa e inclui romances históricos, livros de aconselhamento espiritual, livros sobre a Bíblia e, claro, sobre a Doutrina Espírita. É uma leitura muito valiosa, repleta de testemunhos de verdade e fé. Katya nos diz que Emmanuel sempre coloca como exemplo as suas diversas encarnações neste planeta, nos trazendo aprendizados importantes sobre a existência humana. Solta o play para ver:
Quem foi Emmanuel?
O primeiro contato de Chico e Emmanuel foi em 1931, em Minas Gerais. Chico estava orando à sombra de uma árvore, às margens de uma represa. De repente, viu uma cruz luminosa e a imagem de um homem com uma túnica sacerdotal. Foi quando aconteceu o famoso diálogo entre eles:
– Está mesmo disposto a trabalhar na mediunidade?
– Sim, se os bons espíritos não me abandonarem.
– Você não será desamparado, mas para isso é preciso que trabalhe, estude e se esforce no bem.
– O senhor acha que estou em condições de aceitar o compromisso?
– Perfeitamente, desde que respeite os três pontos básicos para o serviço.
– Qual o primeiro ponto?
– Disciplina.
– E o segundo?
– Disciplina.
– E o terceiro?
– Disciplina, é claro. Temos algo a realizar. Trinta livros para começar.
No programa Pinga-Fogo, da extinta TV Tupi, que foi ao ar de 1955 a 1980, Chico deu inúmeras entrevistas revelando os preciosos, e em alguns momentos divertidos, ensinamentos de Emmanuel. Separamos dois vídeos para vocês. Nesse, Chico conta como o mentor o levou a refletir sobre a importância da caridade:
Aqui, Chico conta um caso famoso e engraçado, de quando ele esteve a bordo de um avião, e Emmanuel fez com que ele pensasse sua atitude no momento:
A série
Fiquem conosco e acompanhem o estudo das obras de Emmanuel. Todo mês, a Biblioteca trará seus livros com o comentário da equipe. Paz e Luz!
0 comentários