O que é ter empatia? O que podemos fazer para sermos mais empáticos?
Normalmente concebemos empatia como se colocar no lugar do outro. Entretanto, definir empatia é falar sobre algo um pouco mais profundo e amplo. O dicionário Aulete define empatia como:
“Experiência pela qual uma pessoa se identifica com outra, tendendo a compreender o que ela pensa e a sentir o que ela sente, ainda que nenhum dos dois o expressam de modo explícito ou objetivo”.
Nos colocarmos exatamente no lugar do outro é algo que não podemos fazer por inteiro e é sobre isso que nossa trabalhadora Juliana Villacorta irá explicar. No início de janeiro ela nos ajudou a entendermos mais sobre o que dizem os astros e neste vídeo ela esclarece que cada pessoa possui uma perspectiva única da vida e fala sobre a importância de entendermos que empatia é atitude, acolhimento e não julgamento.
Entendendo um pouco mais sobre empatia e como sermos mais empáticos
Todos nós possuímos histórias distintas e interações únicas. Uma pessoa pode ter valores totalmente diferentes de outra por sua história de vida, suas crenças e sua cultura. Nós nascemos com nossos registros, nossas lutas e mesmo nos disponibilizando a estar no lugar do outro, estaremos acessando o nosso ponto de vista, partindo das nossas referências internas e íntimas.
O dicionário Aulete expõe que empatia é nos identificarmos com outra pessoa, ou seja, é entendermos que não estaremos no lugar do outro, mas que podemos tentar compreender o outro e estar ao lado dele, sem que ele precise expressar algo.
Quando acolhemos alguém, quando não julgamos a dor e como uma pessoa se sente e expõe ao mundo, nós estamos sendo empáticos. Empatia, assim, é atitude! Ela é algo que se desenvolve na prática e que está presente em todos os lugares, seja em nossas relações profissionais, sociais, amorosas.
Jesus foi um dos maiores exemplos de empatia, ele sempre acolheu o outro em suas dores e nunca julgou, muito pelo contrário o seu julgo sempre foi leve.
“Vinde a mim todos vós que sofreis e que estais sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós, e aprendei de mim que sou brando e humilde de coração, e encontrareis o repouso de vossas almas; porque meu jugo é suave e meu fardo é leve.”
(Evangelho segundo o espiritismo – capítulo VI)
Lendo essas palavras, podemos perceber que Jesus nos ensinou a não nos julgarmos e não julgar ao próximo ou sua dor. Nós como indivíduos não temos como experimentar o mesmo que o outro, mas nós podemos experimentar juntos. Toda vez que quisermos compreender o que é ser empático, basta olhar os ensinamentos do cristo e tentar entender e sentir com o outro sua dor, pois toda dor é importante para quem a sente.
“Tem compaixão de quem cai. A consciência dele será o seu juiz. Ajuda aquele que tomba. Sua fraqueza já lhe constitui punição.”
(FRANCO, Divaldo Pereira Jesus e atualidade 12. Ed/ Divaldo Pereira Franco pelo Espírito de Joanna de Ângelis. Salvador: Leal, 2014)
Faz sentido para você? Se sim, aproveita a dica de vídeo, aceita o convite para esse estudo e dá o play para ouvir Juliana!
Para te ajudar mais nessa busca de entender o que vem a ser a empatia colocamos um vídeo que está no canal do YouTube de Vivi Festugato com uma história que exemplifica o que é ter empatia. Dá o play!
0 comentários