Caridade no encontro com o outro

09 - 11 - 20

A caridade precisa de mim e do outro para existir. É fato! Sem um movimento de ação construtiva, a caridade não toma forma, não tem existência, fica apenas na possibilidade.

Guarda, na mente, que a caridade em teus atos deve ser a luz que vence a sombra.

Enquanto não compreendas que a caridade é sempre a bênção maior para quem a realiza, ligando o benfeitor ao necessitado, estarás na fase primária da virtude por excelência.

Poderás repartir moedas, a mãos-cheias; todavia, se não mantiveres o sentimento da amizade em relação ao carente, não terás logrado alcançar a essência da caridade.

(Joanna de Ângelis, trecho de Caridade, a meta, do livro A Vigilância, psicografado por Divaldo Franco) 

Todos os dias nos deparamos com pessoas em situação de vulnerabilidade social, situações das mais diversas, porém a fome e a falta de abrigo seguro talvez sejam algumas das mais evidentes. O tempo todo em nosso trabalho no Quinta de Luz somos convocados a estarmos atentos: aos que sofrem, aos desamparados, aos que tem urgência, aos descamisados. 

Para ver não basta olhar, é preciso querer enxergar e ao olhar, sentir. Foi assim que nosso trabalhador Henrique Amorim acolheu o sentimento de compaixão e amor ao próximo inspirado pelo exemplo de beneficência e humildade de Jesus. 

Surgiu então o Projeto Despertar e Servir que atende, principalmente, pessoas em situação de rua. Hoje (outubro de 2020), o projeto já conta com mais de trinta voluntários e faz parceria com o Instituto Molhando a Terra. Em setembro de 2020, conseguiu distribuir 15.052 refeições, 7.264 garrafas de água, 1.588 itens de higiene e 180 lençóis para pessoas em muita dificuldade, contanto com a rede de solidariedade. Mais do que bens materiais, o projeto permite o encontro com aqueles “invisíveis” a sociedade. É uma oportunidade para serem vistos, reconhecidos e acalentados. Eles oferecem aos voluntários a experiência do amor e da compaixão pelo olhar, pela escuta, pela fala, pela entrega… É o encontro que faz a caridade acontecer!

Henrique (de amarelo) e alguns voluntários após ação de entrega das quentinhas

A cada ação pelo Bem nos conectamos mais ainda com a Luz que habita em nós. Cada um fazendo a sua parte, à sua maneira, sem pressa e sem pausa. Assim caminhamos rumo à evolução.

Preparamos um vídeo pra conversar sobre esse encontro com as trabalhadoras Patrícia Marinho e Tássia Borba. Nele, Henrique conta sobre o Projeto e nos inspira ao movimento da caridade.

Dá o Play e vem conhecer esse projeto tão bacana!

[vídeo]

Para saber mais, vai no Instagram dos projetos:


• Despertar e Servir | @despertareservir

• Instituto Molhando a Terra | @institutomolhandoaterra

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *