“A prece é um poderoso auxílio para todos os casos, mas não basta dizer algumas palavras para obter aquilo que se deseja. Deus dá assistência aos que agem e não aos que se limitam a pedir…”
(Trecho transcrito da resposta à pergunta 479 do Livro dos Espíritos, Segunda Parte, Capítulo 9)
A prece ou oração é o mais direto canal de comunicação com Deus. Orar eleva a alma, o pensamento e o coração à sintonia com o Pai, pois prece é a vibração que sai de cada criatura para conectar-se com seu Criador. É através das orações que nos ensinam na infância que nos iniciamos nos ensinamentos de Deus e do Evangelho, que sabemos que temos um anjo protetor.
Podemos afirmar, então, que a infância é um estágio da vida propício à criação do hábito de orar, é quando a criança vai firmando a presença de Deus em sua vida e, consequentemente, desenvolvendo a fé e crença de que ela nunca está sozinha, que existe seu anjo guardião, que há e sempre haverá um Deus guiando-a e protegendo-a.
A criança inicia sua espiritualidade sempre conduzida pelos adultos que a cercam, estes são seus exemplos. Cabe, portanto, a cada adulto refletir que lugar a oração tem ocupado na sua vida e, como exemplo que é, como ser veículo para despertar na criança a criação da prática da oração.
Confere, então, o vídeo que nossa trabalhadora Ana Paula Viana preparou sobre esse assunto com reflexões e encaminhamentos para sermos assertivos com as crianças.
A prece na Codificação
Os livros da Codificação do Espiritismo tratam assertivamente sobre o poder e a importância da prece em nossa vida. No Livro dos Espíritos, Terceira Parte, o Capítulo 2 traz como tema A Prece. Em uma sequência de perguntas e respostas são esclarecidos aspectos relativos ao tema e transcrevemos três das quais achamos que auxiliam o adulto e justificam a proposição de fomentar na criança o hábito da oração.
Pergunta 658 – A prece é agradável a Deus?
A prece é sempre agradável a Deus, principalmente quando sai do coração. Para Deus, a intenção é tudo, e a prece que sai do coração é sempre preferível à prece que pode ser lida, por mais bela que seja; especialmente se essa prece for lida mais com os lábios do que com o pensamento.
Pergunta 659 – O que caracteriza a prece?
A prece é um ato de adoração. Fazer preces a Deus é pensar Nele; é aproximar-se Dele; é colocar-se em comunicação com Ele. Pela prece podemos fazer três coisas: louvar, pedir e agradecer.
Pergunta 660 – A prece torna o homem melhor?
Sim, porque aquele que reza com fervor e confiança se torna mais forte contra as tentações do mal, e Deus lhe envia os bons Espíritos para assisti-lo. A prece é uma ajuda que jamais é recusada ao homem, quando pedida com sinceridade.
Algumas sugestões
Como forma de complementar e aprofundar a temática da prática da oração, sugerimos aos adultos o livro “Preces e Orações” de Chico Xavier, por diversos Espíritos. Trata-se de belas mensagens ditadas a Chico Xavier por amigos espirituais para momentos de reflexão, oração e elevação espiritual.
Para as crianças, a leitura sugestiva fica por conta de “Meu Livrinho de Orações” de Clóvis Tavares. Nele são encontradas explicações sobre a prece e como se deve orar, ensinando a criança que não tem hora nem lugar específico e que a prece deve surgir do pensamento e coração sem, necessariamente, decorar palavras.
0 comentários