A Codificação Espírita

21 - 08 - 20

[Produzido pela Equipe da Biblioteca Quinta de Luz]

No ano de 1854, o então renomado professor Hippolyte Léon Denizard Rivail, ouve falar e passa a assistir às sessões das mesas girantes, fenômenos mediúnicos que aconteciam em reuniões em casas de amigos. Sendo um dos primeiros pesquisadores a estudar tais fenômenos. A partir daí, começaram as investigações rigorosas e científicas do professor Rivail, através de relatos dos mais diferentes tipos de espíritos.

Entre 1854 até seu falecimento, em 1869 suas pesquisas e estudos resultaram, dentre outros trabalhos, nas cinco obras básicas, onde apresenta os princípios fundamentais em que se assenta a Doutrina espírita. Em abril de 1857, quando do lançamento do primeiro livro da Codificação, o professor Rivail resolve assinar pelo pseudônimo de Allan Kardec, tendo em vista seu nome ser muito conhecido no mundo literário e o tema do novo livro ser extremamente polêmico, ao narrar as revelações do mundo espiritual, grande novidade para aquela época.

Nosso dirigente Márcio França traz uma bela introdução sobre a base doutrinária organizada por Kadec e, em seguida, listamos os 5 livros que compõem a Codificação. Aperta o play e boa leitura!

Os 5 livros

A Codificação espírita é composta por 5 livros, sendo eles: 

1 O LIVRO DOS ESPÍRITOS

Publicado em abril de 1857, contendo ensinamentos alicerçados no tripé filosofia, religião e ciência traz os princípios da Doutrina Espírita, dividido em quatro partes que Kardec chama de livros, sendo: 

  • Livro 1 – As causas primeiras;  
  • Livro 2 – O livro espírita ou dos espíritos;  
  • Livro 3 – As leis morais;
  • Livro 4 – Esperanças e consolações.  

2 O LIVRO DOS MÉDIUNS

Publicado na França em janeiro de 1861, apresentando os mais diversos estudos sobre as manifestações espíritas, desenvolve a parte prática da doutrina.

É um livro que aborda o caráter experimental, investigativo, visto como ferramenta para a compreensão dos vários fenômenos mediúnicos, até então jamais considerados pelo conhecimento científico. Leitura indispensável para uma boa realização dos trabalhos mediúnicos, sendo um tira-dúvidas para os médiuns.

3 O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO 

Publicado em abril de 1864, originalmente com o título de Imitação do Evangelho Segundo o Espiritismo com a explicação das máximas morais do Cristo.

Aborda a parte religiosa e moral da doutrina, complementando o Novo Testamento com instruções ditadas por espíritos em diversos países, por diferentes médiuns com embasamentos filosóficos feitos por Kardec. Unindo a moral evangélica a um estilo literário moderno, construindo assim, um código moral universal, acessível a todos sem distinção de culto.

4 O CÉU E O INFERNO 

Lançado em agosto de 1865, este livro é um tratado comparado das doutrinas sobre a vida no corpo físico e a vida no mundo espiritual. Divide-se em duas partes:

  • A Doutrina – exame crítico e filosófico, comparando as diversas crenças sobre o Céu e o Inferno.
  • Os Exemplos – reúne numerosos exemplos de fatos reais, diálogos e narrativas que os espíritos trazem sobre a condição da alma durante e após a morte física, dando-nos amplo material de estudo sobre a ação da Lei de Causa e Efeito.

5 A GÊNESE

Lançado em janeiro de 1868, é um tratado de esclarecimento sobre a criação da humanidade, abrangendo temas como: 

  • A Origem do planeta Terra;
  • Os Milagres e as Predições do Evangelho;
  • Os Tempos Futuros, alertando-nos sobre o difícil períodos de transição e as transformações que iremos sofrer. Tudo transmitido com muita fé e esperança.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *