Chegando praticamente ao fim da série “A vida no mundo espiritual”, Luciana Costa, da Equipe da Biblioteca, comenta sobre Sexo e Destino. No penúltimo livro da série, André Luiz nos brinda com importantes reflexões sobre os abusos do sexo e o consequente declínio moral e espiritual a que chegam as pessoas que o praticam de forma inconsequente.
Dividindo o livro em duas partes, cada uma contendo 14 capítulos, André Luiz se vale do auxílio dos médiuns Waldo Vieira (na primeira parte) e Chico Xavier (na segunda) para nos contar a história verídica de duas famílias da sociedade carioca que se interligam através de eventos marcados por alguns desvarios sexuais: os Torres e os Nogueiras, nomes fictícios para proteger a identidade real dos integrantes desta narrativa.
André Luiz, juntamente com alguns amigos do plano espiritual, dentre eles o irmão Félix, espírito de grande envergadura moral, entra em contato com os personagens desta história a partir do momento em que inicia um trabalho de auxílio a Neves, seu amigo e companheiro de alguns trabalhos no plano espiritual.
No início da narrativa, Neves encontra-se muito perturbado por acompanhar de perto os desvarios morais a que havia se entregado seu genro Nemésio Torres e a jovem amante, Marina Nogueira, ambos desrespeitando sua amada filha Beatriz, convalescente em um leito de hospital devido a um câncer terminal.
Marina, pessoa mimada e sem escrúpulos, criando para si a imagem de uma boa moça de família para obter, brevemente, após a morte de D. Beatriz, o posto da nova esposa de Torres, torna-se a assídua acompanhante da doente, causando grande revolta no amigo de André Luiz, pela hipocrisia de suas ações. Agravando ainda mais sua conduta irresponsável, apesar de saber do relacionamento afetivo existente entre Marita, sua irmã adotiva, e Gilberto, o jovem e atraente filho de Torres, Marina seduz o rapaz, passando a dividir entre pai e filho seus carinhos e as atenções da mulher amante.
Marita, desiludida pela rejeição do amor puro e verdadeiro que dedicava a Gilberto, sentiu-se traída pela irmã e seu amado; abandonada moralmente por Márcia, sua mãe adotiva, ela se vê em uma situação de extrema angústia e desespero pelos atos delituosos do seu pai adotivo, Cláudio Nogueira.
Este, esquecendo suas responsabilidades como pai, passou a desejar Marita como mulher, idealizando todo o tipo de artimanha para tê-la em seus braços até o dia em que se concretiza o seu ato delituoso. Sem saber o que fazer ou para onde ir, Marita sai sem rumo pelas ruas da cidade vindo a ser atropelada, ficando em estado de saúde gravíssimo.
Desesperado pelo desfecho de seus atos inconsequentes, sentindo-se culpado pelo estado em que se encontrava sua filha e tendo a oportunidade de fazer leituras edificantes no livro “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, Cláudio passa por importante transformação interior, vindo, finalmente, a alcançar o consolo e a fortaleza do perdão de Marita antes do desencarne desta.
Associadas a estas histórias temos grandes reflexões sobre a melhor forma de condução dos homens pelas estradas da vida no que pertine as questões sexuais em si, as consequências obsessivas advindas do uso irrefletido do sexo para interesses exclusivos e egoístas, a necessidade da reencarnação junto a antigos desafetos, bem como a maravilhosa transformação do ser para o bem quando em contato com as importantes lições contidas no Evangelho do Cristo.
Como bem diz André Luiz em suas notas introdutórias:
“sexo e destino, amor e consciência, liberdade e compromisso, culpa e resgate, lar e reencarnação constituem os temas deste livro, nascido na forja da realidade cotidiana”.
Desta forma, extraindo importantes lições das páginas desta obra, lembremos que:
“todos atingimos um dia de reconciliação com a própria consciência”, que
“a lei de Deus não se afirma em condenação, mas sim em justiça e que a justiça de Deus nunca se expressa sem piedade”, pois,
“se nós outros, os homens imperfeitos, já conseguimos adicionar compaixão à justiça, por que motivo Deus, que é o Amor Infinito, haveria de exercê-la, implacável?”.
Ficou interessado?! Dá o play pra saber mais…
Muito legal esse resumo que você Fez. Obrigado !
Não estava conseguindo entender a situação e depois de ler seu breve resumo, comecei a entender melhor o livro.
Obrigado: )