Estudo da Obra A vida no mundo espiritual

04 - 09 - 20

Convidamos todos aqueles que se interessam, desejam conhecer ou querem se aprofundar um pouco mais  na obra de André Luiz a participarem conosco deste projeto de leitura, no qual serão apresentados os treze livros que compõem a série “A vida no Mundo Espiritual”  escrita por este grande escritor espiritual, com psicografia do médium Chico Xavier.

Através dos relatos de André Luiz, faremos um agradável passeio pelo mundo espiritual o que nos auxiliará em nosso crescimento pessoal através da elucidação dos questionamentos íntimos sobre a vivência dos espíritos, seus pensamentos, suas vitórias e fracassos.

Utilizaremos uma abordagem quinzenal dos aspectos principais de um dos livros da série, de forma a oportunizarmos uma leitura periódica e rica em detalhes do mundo espiritual, que nos fará refletir e, quando necessário, adequar as práticas diárias de forma a seguirmos  satisfatoriamente os ensinamentos do Cristo.

Como tudo começou…  

Contando com o auxílio do espírito Emmanuel e de outros amigos do plano espiritual, André Luiz, pseudônimo adotado por este espírito querido para assinar suas obras, aproximou-se do médium Chico Xavier para juntos, darem início ao longo trabalho que desenvolveriam nos anos seguintes nesta área da literatura espírita. 

Em 1943, psicografou o livro “Nosso Lar”, o primeiro da série “A vida no Mundo Espiritual”, no qual, como dito antes, narra suas experiências, aprendizados e evolução no período subsequente ao seu desencarne, e também mostra, na prática, os ensinamentos de Allan Kardec e dos espíritos.

Devido a grande curiosidade manifestada por muitos sobre a verdadeira identidade de André Luiz, Emmanuel, no início do prefácio do Nosso Lar, faz uma pequena consideração sobre este tema.

Segundo ele, embalde “os companheiros encarnados procurariam o médico André Luiz nos catálogos da convenção”, acrescentando mais, numa bela reflexão, que por “vezes, o anonimato é filho do legítimo entendimento e do verdadeiro amor.”

Assim, deixando as curiosidades de lado, foquemos em todo o conteúdo doutrinário e elucidativo contido na obra deste grande escritor espírita, para entendermos um pouco mais sobre as particularidades da vida dos espíritos e, sabendo da continuidade da vida após a morte, procurarmos seguir o mais fielmente possível as leis do nosso pai criador.

Então, foco na obra!

A Coleção

Nosso Lar é o primeiro livro da série e representa o marco de estreia de André Luiz no meio espírita nacional. Nele, através de uma visão mais detalhada das verdades espirituais, são revelados pormenores da vida após a morte do corpo físico.

Além deste belo exemplar da literatura espírita, André Luiz,  dando continuidade a sua obra, presenteia-nos com outros títulos da coleção: 

Os Mensageiros (1944)  

Missionários da Luz (1945)

Obreiros da Vida Eterna (1946)

No Mundo Maior 1947)

Libertação (1949)

Entre a Terra é o Céu (1954)

Nos domínios da Mediunidade (1954)

Ação e Reação (1957)

Evolução em Dois Mundos (1958

E, em colaboração com Waldo Vieira: 

Mecanismos da Mediunidade (1960) 

Sexo e Destino (1965),

E a Vida Continua (1968)

Todos contendo ricos relatos de suas vivências e aprendizados no mundo espiritual

A psicografia da Obra

Emmanuel, era o mentor espiritual de Chico Xavier. No início da mediunidade de Chico, deu-lhe duas orientações básicas a serem seguidas no trabalho que desempenhariam. A primeira quanto a necessidade de respeitar três pontos básicos: disciplina, o primeiro; disciplina, o segundo; disciplina, o terceiro. A segunda, relembrada pelo próprio médium, seria:

acima de tudo, procurar os ensinamentos de Jesus e as lições de Allan Kardec.

Neste caso, se um dia Emmanuel lhe aconselhasse algo “que não estivesse de acordo com as palavras de Jesus e de Kardec”, Chico deveria “permanecer com Jesus e Kardec, procurando esquecê-lo”.

(Trecho retirado de entrevista de Chico a Elias Barbosa)

O livro Mecanismos da Mediunidade foi elaborado com um enfoque maior no lado científico dos fenômenos mediúnicos, sendo os capítulos ímpares escritos por Waldo Vieira e os pares por Chico Xavier.

Em sua frase inicial, o trecho 

“a Terra é um magneto de gigantescas proporções, constituído de forças atômicas condicionadas e cercado por essas mesmas forças em combinações multiformes”, 

já nos dá a ideia do caráter científico desta obra.

Inclusive, na época do seu lançamento, o presidente da Federação Espírita Brasileira, Wantuil de Freitas, ficou preocupado com todo aquele linguajar científico, pois esperava um livro mais acessível à população.

Até o próprio Chico estranhou esta linguagem mais técnica e científica, nunca conseguindo entender, claramente, “Evolução em Dois Mundos” e “Mecanismos da Mediunidade”.

Mas, apesar de toda a estranheza despertada por seu caráter científico na época de lançamento, vinte anos depois, algumas das ideias inovadoras assinadas por André Luiz neste livro seriam validadas por físicos estrangeiros. 
Uma delas, “a matéria é luz coagulada“, foi respaldada por Jack Sarfatti e David Bohm, dois renomados cientistas americanos, no livro “Space Time and Beyond”, onde eles garantem que “a matéria é luz capturada gravitacionalmente”.

Obras reflexivas sobre os livros de André Luiz 

O CÉREBRO TRIUNFO – A SERVIÇO DO ESPÍRITO

Autores: Décio Iandoli Jr., Irvênia Liza de Santis Prada e Sérgio Luis da Silva Lopes

Este livro fala sobre a concepção pioneira de um cérebro triuno segundo a visão do mentor Calderaro, espírito mencionado na obra “No Mundo Maior”, de André Luiz, lançado em 1947. É dividido em três partes: 

> PARTE 1| por Irvênia Prada | analisa os textos originais de André Luiz que tratam desta temática, principalmente, os relacionados a Neuroanatomia Funcional, com acréscimo de alguns pontos relativos à filogenia e à ontogenia do cérebro, entre outros.

>> PARTE 2 | por Décio Iandoli Júnior | com base nos princípios da Neurofisiologia Transdimensional, abordada a hipótese das relações funcionais entre o cérebro e a mente; conceitua mente e consciência; explica as hipóteses prováveis da relação mente corpo, dentre outras.

>>> PARTE 3 | por Sérgio Lopes |  traz reflexões sobre o nexo existente entre as Leis Morais, estudadas por Kardec na terceira parte de O Livro dos Espíritos, os três andares de nossa casa mental e o cérebro triuno, nos termos dos estudos de Calderaro e André Luiz.

Fonte: Associação Médico-Espírita do Brasil | AME-Brasil 

Artigo na Revista Científica Neuroendocrinology Letters, volume 34, nº 8, de 2013

No artigo, os cientistas concluíram pela veracidade das informações dadas por André Luiz sobre a glândula pineal em suas obras psicografadas por Chico Xavier, isto após 60 anos da publicação das mesmas.
Para ler o artigo na íntegra, em inglês, vá no site Neuroendocrinology Letters

Você também encontra o artigo em português acessando a Revista Saúde e Espiritualidade, nº 2237, de junho 2014.

Resumo do artigo: 

“Importância tem sido atribuída à glândula pineal em inúmeras culturas diferentes e crenças. Uma religião que avançou no papel da glândula pineal é o Espiritismo. O objetivo do presente estudo foi compilar informações sobre a glândula pineal desenho nos livros de Francisco Cândido Xavier escritos através da psicografia e realizar uma análise crítica de suas bases científicas comparando evidência na literatura científica atual. Uma pesquisa sistemática usando os termos “Glândula pineal” e “epífise” foram realizadas de 12 trabalhos supostamente ditados pela espírito “André Luiz”. Todas as informações na pineal com potencial correlação com o campo da medicina e os estudos atuais foram incluídos. Especialistas na área foram recrutados para compilar as informações e traçar paralelos com a literatura científica. Os temas relacionados à glândula pineal foram: saúde mental, reprodutiva endocrinologia, relacionamento com atividade física, conexão espiritual, crítica à teoria de que o órgão não exerce função e descrição de um hormônio secretado pela glândula (referência aludindo à melatonina, isolado 13 anos mais tarde). Os antecedentes históricos de cada tema foram descritos, juntamente com teorias presentes nos livros espíritas e na literatura científica relevante. O presente artigo fornece uma análise do conhecimento da comunidade científica pode adquirir da história da humanidade e da própria ciência. O processo de formular hipóteses e teorias científicas pode se beneficiar dos aspectos culturais da civilização, levando em consideração os chamados relatórios não tradicionais e teorias”.

2 Comentários

  1. Lucia Lyra

    Excelente oportunidade de conhecer ou rever essa grandiosa obra

    Responder
  2. roselia reis magno

    quero assinar obras de chico xavier livros de sãbias palavras…licões de vida

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *