A Esperança

04 - 08 - 20

[João Figueiredo]

ESPERANÇA. Um dos sentimentos mais positivos de que dispõe o Ser Humano e que o ajuda durante sua caminhada terrena. Está associada a Fé, a Confiança e ao Otimismo. Sentimentos opostos ao Medo, a Tristeza e a Aflição, estes últimos, infelizmente, os mais constantes em nosso cotidiano (afinal estamos num mundo de Provas e Expiações).

A busca da felicidade e a esperança de conquistá-la é, portanto, um objetivo que sempre acompanhou o Homem. Temos como exemplo Sidarta Gautama (O Buda) que iniciou sua busca tentando entender as causas da infelicidade humana. 

Segundo o Livro dos Espíritos, questão 922:

“A felicidade terrestre é relativa à posição de cada um. O que basta para a felicidade de um, constitui a desgraça de outro”. 

A Esperança não pode ser dissociada da Fé, quanto mais forte a Fé, maior a capacidade de manter a Esperança diante das aflições. Quando conseguirmos incorporar a ideia de que tudo é transitório em nossas vidas, tanto as alegrias, quanto as tristezas, estaremos mais preparados para enfrentar os desafios que surgem. 

Joanna de Ângelis nos diz no seu livro Atitudes Renovadas, pág. 51:

“Nenhuma criatura humana se encontra na Terra sem atravessar vez ou outra, a noite escura da alma. Ela se constitui de aflições inesperadas que defluem de circunstâncias existenciais e dos desafios que devem ser enfrentados durante o périplo carnal”. 

Aqueles que trazem em si mais forte a Fé e, consequentemente, a Esperança, a Autoconfiança e o Otimismo, têm a característica de influenciar positivamente quem os cerca criando uma Psicosfera positiva. 

Somos todos “passageiros” da nave mãe Terra, que no momento é assolada por uma Pandemia que nos obrigou à grandes mudanças de hábitos, entre eles a necessidade de isolamento. Mas não precisamos ficar ilhados pelo Egoísmo, podemos nos sentir mais solitários, mas isso não pode nos levar a nos tornar menos solidários, e, mais que nunca, precisamos da Esperança que nos ajuda a enfrentar as incertezas e o medo. 

Em consequência, devemos lutar para fortalecermos em nós esses sentimentos positivos, para assim, compartilhá-los com o próximo (afinal só podemos doar o que temos em nós). E que possamos por em prática o que preconiza a Oração da Paz:

“Onde houver erros que eu leve a verdade e onde houver desespero que eu leve a ESPERANÇA”. 

E que a Paz, a Luz e sobretudo a ESPERANÇA estejam sempre presentes em nossas vidas. 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *