O Livro dos Espíritos – Parte III, Capítulo 5

19 - 08 - 22

A indicação desta semana dará continuidade ao nosso estudo do Livro dos Espíritos.

Serão destacados alguns pontos sobre a “LEI DE CONSERVAÇÃO”, tema abordado no Capítulo V, da Parte Terceira, do Livro dos Espíritos.

Neste capítulo, os espíritos explicam que o instinto de conservação é uma lei natural pertencente a todos os seres vivos independentemente do seu grau de inteligência. Este instinto foi dado a todos os seres contra os perigos e os sofrimentos. 

Além disso, através da leitura deste capítulo entenderemos os motivos que fizeram Deus nos conceder este instinto, além de entendermos um pouco sobre os meios que Deus fornece aos seres vivos para a conservação da vida, esclarecendo se esses meios são facilmente compreendidos e utilizados pelos homens e se são produzidos na medida certa para beneficiar a todos.

Os Espíritos ainda nos explicam sobre o que se passa com aqueles homens que, estando em situação de extrema pobreza, se veem obrigados a sacrificar os semelhantes para matar a fome. Eles cometem algum crime?

Outro ponto destacado pelos Espíritos é sobre a finalidade de Deus ter feito os bens materiais atrativos aos homens, já que o correto seria cada um utilizar apenas o que fosse necessário à sua sobrevivência no planeta. 

Então, qual o objetivo dessa “tentação” e como o homem pode saber o limite do que lhe é necessário?

Ainda, os Espíritos fazem algumas considerações sobre bem-estar. Eles nos falam que

“Deus só proíbe o abuso, por ser contrário à conservação, e não considera um crime a procura do bem-estar”.

Mas isso se este bem-estar não for conquistado de forma a prejudicar alguém e se não enfraquecer as forças morais e físicas dos homens.

“E quanto às privações voluntárias, com vistas a uma expiação igualmente voluntária, há algum mérito para Deus?”

“A alimentação animal, para o homem, é contrária à lei natural?”;

“A abstenção de alimentos animais ou outros como expiação é meritória?”

 “Que pensar das mutilações praticadas no corpo do homem ou dos animais?”

As respostas a estes questionamentos fecham com chave de ouro este capítulo, dando-nos excelentes ensinamentos sobre como melhor viver a nossa vida encarnada. Vale muito a pena vocês conferirem…

Aproveita e dá o play para ouvir as dicas da nossa trabalhadora Luciana Costa.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *