O nosso vídeo de hoje é muitíssimo interessante, pois fala da vida, de nós, da natureza dos animais, de tudo que tem vida no planeta. Embora, modos de vida diferentes. O capítulo 11 do O Livro dos Espíritos traz Os Três Reinos.
Primeiro temos a matéria inerte, que constitui o reino mineral, que só tem em si uma força mecânica. As plantas, ainda que compostas também de matéria inerte, são dotadas de vitalidade.
Os animais, também compostos de matéria inerte e igualmente dotados de vitalidade, possuem, além disso, uma espécie de inteligência instintiva, limitada, a consciência de sua existência e de suas individualidades.
O homem, tendo tudo o que há nas plantas e nos animais, domina todas as outras classes por uma inteligência especial, indefinida, que lhe dá consciência do seu futuro, a percepção das coisas extra materiais e o conhecimento de Deus.
Como podem ver estamos interligados, no organismo humano também temos movimentos análogos a outros reinos que funcionam sem a participação da vontade, por exemplo as funções digestivas e circulatórias.
O capítulo 11, que trata dos 3 treinos, traz questionamentos esclarecedores e que nos ajudam a compreender esse processo de evolução da vida. E na metodologia de perguntas e respostas, constantes na codificação, Kardec segue em busca de maiores conhecimentos.
Faz perguntas que muitas pessoas ainda se fazem hoje, como por exemplo:
Não haverá nas plantas, como nos animais, um instinto de conservação. Experimentam sensações? Sofrem quando as mutilam?
Traz também curiosidade, tipo:
Nos mundos superiores, as plantas são de natureza mais perfeita, como os outros seres?
Os animais possuem uma inteligência que lhes faculta certa liberdade de ação, haverá neles algum princípio independente da matéria?
Poderia encarnar num animal o Espírito que animou o corpo de um homem?
Gente, e tem muito mais, vale muito vocês conferirem… Aproveita e dá o play para ouvir as orientações da trabalhadora Lucia Lyra!
0 comentários