Alexsandra Vieira, nossa dirigente, nos fala da preparação do Espírito para a jornada encarnatória. Explica com clareza os objetivos e a necessidade de reencarnar.
Deus, soberanamente bom e justo, deve considerar igualmente a todos os seus filhos; por isso dá a todos o mesmo ponto de partida, a mesma capacidade, as mesmas obrigações a cumprir e a mesma liberdade de agir; todo privilégio seria uma preferência e toda preferência, uma injustiça; a encarnação, para todos os Espíritos, é um estado transitório; tarefa imposta por Deus, na sua entrada na vida, como primeira prova do uso que farão do seu livre arbítrio.
A passagem dos Espíritos pela vida corporal é necessária para que possam cumprir, com a ajuda de uma ação material, os desígnios cuja execução Deus lhes confiou; a atividade que são obrigados a desempenhar auxilia o desenvolvimento da inteligência; os que cumprem essa tarefa com zelo, vencem rapidamente, e menos penosamente, seus primeiros degraus da iniciação e gozam mais cedo os frutos dos seus trabalhos.
A reencarnação é o resultado de um cuidadoso planejamento elaborado, conduzido pelos Espíritos superiores, para o desenvolvimento do Espírito reencarnante na escalada evolutiva. Afinal, todos os Espíritos estão destinados à perfeição!
Vem dar o play para ouvir Alexsandra comentando esse tema tão interessante!
O processo reencarnatório
Também chamado de Programação Reencarnatória, os processos são diversos, diferentes e individuais e relacionados ao estado de consciência do Espírito Reencarnante.
Para fins de entendimento, costuma-se categorizar em três possibilidades de Espíritos a reencarnar:
- 1. Espíritos das regiões inferiores
- 2. Espíritos de grande elevação espiritual
- 3. Espíritos medianos
André Luiz, no Livro Missionário da Luz, descreve a Reencarnação de um Espírito Mediano, que é o mais corriqueiro acontecer na Terra e descreve a preparação por fases:
1. Fase inicial: As leis físicas naturais são seguidas no tocante à modelagem fetal e ao desenvolvimento do embrião humano, sem, contudo, deixar de atender à questão das provas retificadoras e necessárias ligadas a matéria orgânica. De outro lado, nas esferas mais altas, são programados e traçados os mapas genéticos para o espírito reencarnante. O Espírito toma conhecimento previamente das suas características na próxima vida e tem consciência de que tudo faz parte do processo educativo pelo qual passará e deverá obedecer.
2. Fase Posterior: A Reencarnação sistemática é sempre um curso laborioso de trabalho contra os defeitos morais demonstrados nas lições e conflitos. Neste contexto, os pormenores anatômicos imperfeitos, circunstâncias adversas e ambientes hostis constituem formas de aprendizado e de redenção.
3. Mapa de provas úteis: O mapa de provas úteis é organizado com antecedência, levando em consideração a cooperação fisiológica dos pais, a paisagem doméstica (influência dos moldes mentais dos pais) e o concurso dos amigos espirituais. Assim, todo mapa cromossômico é previamente organizado para atender às necessidades de reparação do reencarnante. No caso, por exemplo, da necessidade de se valorizar um dos sistemas fisiológicos, como o coração, são programados para o espírito desequilíbrios nessa área em determinada fase da vida física.
4. Equilíbrio restante: O equilíbrio e todo o corpo físico também são levados em conta e todo o planejamento é estudado e revisado antes do momento da reencarnação. Observamos, assim, muito trabalho para os Espíritos dedicados bem como muito desconhecimento a ser vencido. Em vista disso, devemos aprender a valorização da bênção da Reencarnação e do corpo físico que nos abriga, zelando pela sua integridade e aproveitando todas as oportunidades para vivenciar o bem entre os homens.
[Fonte: Associação Espírita Luz e Paz – Grupo de Estudo André Luiz]
Muito se fala sobre os Tipos de Encarnação. O autor espírita Carlos T. Rizzini, na obra “Evolução para o Terceiro Milênio”, classifica a questão dos tipos de Reencarnação em três: Compulsória, Proposta e Livre, conforme vemos, a seguir:
1. Reencarnação Compulsória: É aquela em que acolhe o Espírito sem prévia concordância dele e até mesmo sem seu conhecimento. E por sua índole, própria dos Espíritos cujo grau de perturbação impede análise clara da situação ou cujas faltas são tão graves que anulam a liberdade de escolha. É uma imposição feita pela Lei Divina para atender aos casos cuja recuperação exige longas expiações.
2. Reencarnação Proposta: É aquela que leva em consideração o livre-arbítrio relativo de que dispõe o Espírito. Mentores Espirituais estudam, sem imposição, seus débitos e méritos, programando em seguida os principais acontecimentos da próxima existência física, tendo em vista a liquidação ou diminuição de dívidas e possibilidades de progresso moral e espiritual.
3. Reencarnação Livre: É aquela que é própria dos missionários. Espíritos redimidos perante a Lei Divina ou próximos da redenção no plano terreno. São os que possuem ampla liberdade de escolha. Chegam ao plano material para o desempenho de tarefas elevadas em qualquer segmento do conhecimento humano, tanto nas ciências como na filosofia ou religião. Neste último, tornam-se: Um Sócrates; um Buda; um Krishna, e, notadamente, Jesus de Nazaré.
[Fonte: Associação Espírita Luz e Paz – Grupo de Estudo André Luiz]
O assunto é muito vasto e merece estudo. Os livros O Livro dos Espíritos (Allan Kardec) e Missionário da Luz (André Luiz – psicografia de Chico Xavier) são duas grandes fontes de informações. Selecionamos mais 3 vídeos para que as ideias possam borbulhar por aí, confira:
1 O Instante de Gestação em que ocorre a Reencarnação | Programa Pinga Fogo 1971 | Chico Xavier – Canal do Youtube gebportugal
2 Como acontece a reencarnação | Anete Guimarães – Canal do YouTube RAETV – Rede Amigo Espírita TV – Palestra realizada na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas do Rio de Janeiro – RJ
3 Processo de reencarnação | Patrícia Freire – Canal do YouTube TV Espírita Cáritas – Palestra realizada em 23/06/2014
4 O Trabalho da Espiritualidade da Gravidez ao Nascimento | Halu Gamashi – Canal do YouTube Halu Gamashi
0 comentários