O Livro dos Espíritos – Parte II, capítulos 4 e 5

04 - 03 - 22

Na segunda parte de “O Livro dos Espíritos”, encontramos todas as informações sobre as várias existências dos espíritos. 

Nos capítulos 4 e 5 os espíritos respondem a questionamentos relacionados aos fundamentos do processo de reencarnação.

No Capítulo 4 – Pluralidade das existências

Este capítulo apresenta o tema da reencarnação, explicando peculiaridades sobre a justiça da reencarnação, bem como sobre as encarnações em diferentes mundos e as fases na evolução espiritual. Dividido em 8 tópicos, o capítulo aprofunda a temática de forma simples e direta, proporcionando a ampliação do entendimento sobre as peculiaridades da reencarnação.  

Nas sábias respostas dos espíritos podemos entender um pouco mais sobre o sexo nos espíritos, as relações de parentesco e filiação, além das semelhanças físicas e morais e das ideias inatas. Direcionados pelos questionamentos de Kardec, somos levados a compreender melhor o processo de reencarnação e a chamada transmigração progressiva, o processo de passagem da alma de um corpo para o outro, sempre obedecendo a lei de progressão evolutiva. 

Questões como “Qual a finalidade da reencarnação?”; “Todas as nossas encarnações se realizam na Terra?”; “Os espíritos têm sexo?”; dentre outras, também são contempladas neste capítulo, que se encerra com explicações sobre as ideias inatas, aquelas que nascem com o indivíduo. 

No Capítulo 5 – Considerações sobre a pluralidade das existências 

Nesta parte contamos com uma fundamentação filosófica sobre a reencarnação e a justiça de Deus para com os homens. O capítulo, que não é apresentado através de questionamentos, conta com treze tópicos, incluindo elucidações sobre a filosofia das penas eternas, bem como as contradições apresentadas pelas doutrinas fundamentadas na existência corporal única.  

Kardec nos apresenta o dogma da reencarnação, bem como a imortalidade da alma e as bases da teoria das existências sucessivas do espírito. Através da utilização do evangelho de João, a lógica da reencarnação nos é apresentada. 

A abordagem do tema nos mostra que o homem traz consigo, ao nascer, todo o progresso adquirido em outras encarnações, ainda que consideremos que pela justiça divina, todos são criados igualmente simples e ignorantes. Assim, tanto as aptidões, como o desenvolvimento intelectual e moral, envolvem o passado e o presente do espírito, influenciando no futuro deste.  

É importante lembrar que este capítulo fundamenta-se nas questões abordadas no capítulo anterior, sugerindo-se a necessidade de estudo de ambos em conjunto. 

Dá o play para conferir o vídeo que Luciana Costa preparou sobre estes dois capítulos!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *