Live #77 Acolhimento – Ato de amor ao próximo

28 - 01 - 22

Primeiramente, que saibamos acolher; receber o outro em nosso espaço pessoal, de modo generoso e que nos faz atentos. 

Uma coisa será apenas “emprestarmos os ouvidos” a alguém que está precisando falar-nos; outra, totalmente distinta, é acolhermos nosso semelhante, deixando-lhe claro, por nosso olhar, semblante e expressão corporal, que com ele não estamos querendo ter um momento de boa ação e tolerância apenas. Nós o estamos recebendo em nosso âmbito existencial para uma partilha. 

Isto é, no mínimo, uma nobre arte… 

[Extraído do livro Um Caso de Amor com a Vida, do Prof. Regis de Morais]

Mas afinal o que é o acolhimento?! Do ponto de vista etimológico, acolhimento deriva do verbo acolher, que por sua vez significa dar acolhida, atender, receber, agasalhar, ouvir. Trata-se, portanto, de enxergar o outro, reconhecer sua presença e respeitá-la. Mas como estar atento ao outro num mundo de tantas distrações?! Como estar disponível ao encontro com o outro?! 

O Evangelho nos lembra no mandamento “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”, a importância de estarmos ligados ao próximo pelo amor. Assim, o acolhimento ao irmão se apresenta como um ato de amor, exercício puro de caridade.

Júlia Araújo e Melissa Garcia num papo atual sobre as relações com o outro e o papel do acolhimento na atualidade. Uma conversa descontraída para iniciar a rodada de lives da nossa amada Quinta de Luz em 2022.

A live ocorreu dia 27 de janeiro de 2022 no canal do Instagram.

Abra o seu coração para ouvir as meninas! Senta confortavelmente e aperta o play.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *