Hoje temos a indicação do livro Estude e Viva, ele traz os resultados de quarenta reuniões públicas, onde foram examinados os ensinamentos de Kardec descritos no Evangelho Segundo o Espiritismo e o Livro dos Espíritos. Os médiuns Chico Xavier e Waldo Vieira psicografaram nessas reuniões as mensagens de Emmanuel e André Luiz, respectivamente.
A cada capítulo vamos descobrindo como utilizar no nosso dia a dia os temas estudados. Emmanuel abre o capítulo e com exemplos simples vai esclarecendo seus comentários. Por exemplo:
No capítulo 3 temos existência de Deus e responsabilidade de viver, a base aqui vem da questão 4 do Livro dos espíritos “Provas da existência de Deus” e do capítulo 18 – Sejam Perfeito, item 10.
Emmanuel diz:
“Seja qual for a experiência, convence-te de que Deus está conosco em todas os caminhos.
Isso não significa omissão de responsabilidade ou exoneração da incumbência de que o Senhos nos revestiu. Não há consciência sem compromisso, como não existe dignidade sem lei.”
Aqui ele coloca alguns exemplos:
“O peixe mora gratuitamente na água, mas deve nadar por si mesmo. A árvore, embora não pague imposto pelo solo em que se vincula, é chamada a produzir conforme a espécie.”
E a seguir mostra a nossa responsabilidade:
“Ninguém recebe talentos da vida para escondê-los em poeira ou ferrugem. Nasceste para realizar o melhor.
Confia, segue, trabalha e constrói para o bem. E guarda a certeza de que, para alcançar a felicidade, se fazes o teu dever, Deus faz o resto.”
André Luiz vai trazer o que temos que fazer ao longo do nosso caminho para fluir no nosso processo de evolução. Ele diz no capítulo 4:
Resguarde-se:
dos tentáculos do desânimo, com a prece sincera;
dos ataques do medo, com a luz da meditação;
das nuvens da ignorância, com a benção do estudo.”
E segue com outros conselhos:
“Cada espírito traz em si as forças ofensivas do mal e os recursos defensivos do bem, na marcha da evolução. A vitória do bem depende do livre arbítrio de cada um.”
Os autores espirituais nos dizem como melhorarmos, mas sempre salientando a nossa responsabilidade. Por isso Emmanuel afirma que:
“Não alcançaremos a libertação verdadeira sem abolir o cativeiro da ignorância no reino do espírito.”
André Luiz complementa:
“Temos aqui, o conteúdo de um encontro informal entre companheiros encarnados e desencarnados, em torno da obra libertadora de Allan Kardec. Explanações, definições, ideias e comentários. Um convite sintético ao estudo. Estudar para aprender. Aprender para trabalhar. Trabalhar para servir sempre mais. Estude e Viva.”
Vamos estudar e viver!
Confira o vídeo que Rosa Candida, da Biblioteca, preparou e deixe seu comentário aqui, vamos ficar muito felizes!
0 comentários