Em nossa sexta indicação da série Mulheres do Cristianismo falaremos de Marta e Maria, irmãs de Lázaro. O livro é “Risos e Lágrimas em Betânia: a amizade na vida de Jesus”. A obra foi escrita por Lúcia Arruda, também autora do livro Mulheres na vida de Jesus, a história das primeiras discípulas.
“Risos e Lágrimas em Betânia: a amizade na vida de Jesus” é a história da amizade de Jesus com as irmãs de Lázaro em forma de romance. Fazendo uso de passagens do evangelho e pesquisa atualizada sobre o contexto da época, a autora recria o cenário para o desenrolar da história numa mescla de realidade e ficção, espiritualidade e poesia.
Participando da vida dessa Família de Betânia desde criança, Jesus, sentia-se profundamente acolhido e amado por amigos fiéis e verdadeiros. Ele se hospedava nesse lar durante suas atividades missionárias em Jerusalém e arredores.
Ao longo do livro podemos ir conhecendo melhor essas duas grandes apóstolas, Marta e Maria. Marta era muito ativa, prestativa, gostava dos serviços domésticos e era dotada de grande espírito de liderança. Tinha cinco filhos e ajudava o marido no sustento da casa e adorava os serviços domésticos.
Maria tímida, reservada, gostava de aprender, era uma intelectual, serviços domésticos não era o seu forte, mas tecia belas peças no tear doméstico. Elas eram muito diferentes e isso levou-as a unir esforços na divulgação da mensagem Cristã criando e administrando Igrejas que formavam comunidades fortes.
Jesus gostava de observar a rotina doméstica desse lar. Com elas, ele aprendeu diversas lições. Lições que mais tarde haveria de ensinar o povo:
“O Reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher tomou e pôs em três medidas de farinha, até que tudo ficasse fermentado” (Mt 13, 33)
“Aprendei com os lírios do campo, como crescem e não trabalham nem fiam. E, no entanto, eu vos asseguro que nem Salomão, em toda sua glória, se vestiu como um deles” (Mt 6, 28-29)
É Rosa Candida, nossa trabalhadora da Biblioteca, quem conversa com a gente sobre essas grandes apóstolas.
Aproveita a dica de leitura e dá o play pra ouvir Rosa!
0 comentários