Falar do Evangelho no Lar é falar de uma das práticas mais preciosas do Espiritismo. É um convite a vibração de amor não só pela família, mas por toda humanidade. Através do comprometimento, liberamos fluidos amorosos e restauradores, refletimos sobre as nossas vidas e valores e construímos pensamentos libertadores. É um momento de encontro e partilha, mesmo que o façamos a sós, sabemos que na verdade, nunca estamos sozinhos.
Durante a quarentena que estamos vivendo por conta do Coronavírus, a Quinta de Luz convida a todos a participar da Vigília do Evangelho no Lar. Cada família/pessoa na sua casa, todos no mesmo horário, juntos fazendo o Evangelho, vibrando cura, regeneração e amor para todos. Os horários são:
> Segundas – 20h
> Terças – 21h
> Quartas e Quintas > 22h
> Sextas – 20h
Márcio França, um dos dirigentes da Quinta, nos ajuda a entender melhor o Evangelho no Lar. No vídeo a seguir, ele fala sobre a importância de fazê-lo e explica o passo-a-passo da prática.
O Evangelho no lar é antes de tudo uma reunião de Espíritos reencarnados no mesmo ambiente, buscando através da prece, da elevação de pensamentos e do diálogo fraterno, o amparo e o auxílio do mais alto para as mais diversas necessidades da vida. Em essência, não se trata de uma reunião mediúnica para comunicação de espíritos desencarnados através da psicografia, psicofonia, etc. A organização que citamos a seguir, não compreende nenhuma ritualística religiosa mas, tão somente, trata-se de uma organização com intenção de padronizar essa prática tão salutar.
COMO FAZER O EVANGELHO NO LAR?
1. Escolha um dia e hora de preferência de todos da sua família que irão participar. Toda semana o Evangelho no Lar deve ser realizado naquele dia e hora escolhidos. “Torna-se um hábito”.
2. Procure um aposento agradável da casa, de preferência silencioso. Os aparelhos eletroeletrônicos deverão estar desligados.
3. Sobre a mesa, coloque uma cuba de vidro aberta com água (não precisa ser mineral) e copinhos de água mineral cobertos por pires ou lenços… Cada participante deve ter o seu copinho correspondente. Não utilize uma garrafa ou jarra de água única para todos.
4. Sentar-se à mesa sem alarde e sem barulho.
5. Fazer a prece de abertura, a que toque mais o sentimento familiar. Pode ser uma prece pronta ou uma prece espontânea, o importante é o sentimento com fé e a confiança na Proteção Divina.
6. Fazer uma leitura breve do Evangelho Segundo o Espiritismo. Comentar com palavras próprias o trecho lido. No início poderá existir certa timidez mas, com o correr do tempo, os comentários surgirão espontaneamente, por que os Espíritos amigos estarão auxiliando na compreensão dos textos selecionados.
7. Os demais integrantes poderão tecer comentários também, caso o desejem, mesmo que estes levem a assuntos pessoais e/ou a diálogos, naturalmente que sempre pertinentes ao tema em foco.
8. Pedir que os espíritos de luz recolham do ambiente as energias que possam a vir prejudicar e usem a água da cuba para servir de amparo na limpeza. Jogue a água fora na privada no final da orações.
9. Pedir aos espíritos de luz que fluidifiquem a água dos copinhos para que no final do Evangelho seja tomada.
10. Proferir a prece de encerramento e rogar, como exemplo, pela paz, harmonia, saúde e felicidade dos membros da reunião e de todos com os quais convivem. Desejando, rogar também pelos doentes, desamparados e infelizes da Terra. Por último, pedir a benção de Deus para os familiares desencarnados, sem temor. A lembrança da prece alegra e pacifica os que partiram.
Observações:
> Tempo: o necessário para a família. Sugerimos uma reunião de 15 a 30 minutos.
> Música: sim, se for por agrado de todos. Sugerimos música instrumental, em volume baixo.
> Para incentivar a participação dos filhos ou demais membros, com exceção do pequeninos, é conveniente pedir que leiam mensagens espíritas, para reflexão do grupo. Incentivar também, com carinho, o comentário após a leitura.
> É completamente desaconselhável qualquer manifestação mediúnica durante o Evangelho no Lar.
Quem ainda não faz, é uma grande oportunidade de começar. A energia da casa fica maravilhosa e com a constância tudo muda. Só fazendo pra perceber. Fica a dica!
Excelente momento de oração, reflexão e aprendizado para todos os participantes, além da harmonização do ambiente familiar. Muito gratificante.
Excelente momento de oração, reflexão e aprendizado para todos os participantes, além da harmonização do ambiente familiar.
olá meus irmãos do quinta. Fiquei com uma duvida. eu fazia o evangelho sozinha, mas nesta pandemia fui convidada a fazer de forma on line pelo grupo espirita casa grtidão de sao paulo. E feito pelo whatzapp. nas quartas e domingos. tem algum problema pois faço tratamento no quinta.
outro ponto fiquei sem entender a questao da vigilia. como e feita?
Olá Simone, não existe nenhum problema em realizar o evangelho em parceria com outras pessoas, usando o recurso do whatsapp ou outro recurso eletrônico, para interações com mais pessoas.
Quanto às vigílias, trata-se de uma ação de conexão com os tratamentos da Quinta de Luz, onde nos foi solicitado realizá-las durante a semana, com dias e horários definidos. Onde receberemos em nosso lar, o amparo das equipes espirituais, promovendo um grande reforço nos tratamentos. E, de nossa parte, a realização das vigílias, nos permite criar uma vibração luminosa que promove uma egrégora de luz, o que termina por contribuir com o plano espiritual, nessa grande corrente de ações benéficas voltadas para atuar nesse complexo momento que estamos passando.
As vigílias ocorrem nos dias e horários abaixo:
Segunda 20h
Terça 21h
Quarta 22h
Quinta 22h
Sexta 20h