Estudo mulheres do Cristianismo

02 - 04 - 21

É com grande prazer que apresentamos a nova série de indicações de livros da Biblioteca para o ano de 2021. Vamos nos aprofundar nas MULHERES DO CRISTIANISMO, contemporâneas ou não do Cristo, porém, que tiveram as suas vidas dedicadas a vivenciar os ensinamentos do Cristo. Muitas dessas mulheres, tiveram a oportunidade de protagonizar passagens que definiram o cristianismo, estavam ali lado a lado do Cristo. Que oportunidade!

Mesmo na época em que os homens dominavam a história do cristianismo, as mulheres estavam presentes na vida do Messias, desde da concepção à crucificação, elas não se acovardaram diante das dificuldades, que com certeza foram muitas… Afinal, o gênero feminino, como os estrangeiros, os pobres e os doentes, viviam à margem da sociedade e mesmo contrária a tantas evidências decidiram seguir um revolucionário. Com certeza, uma decisão para mulheres fortes e de fé.

De agora em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada, pois o Poderoso fez grandes coisas em meu favor; santo é o seu nome.

Maria de Nazaré

Sabemos que a visão feminina do novo testamento sempre existiu, mas o estudo sistematizado com vistas às revisões do papel da mulher na vida e no legado de Jesus é mais recente e tem valor inestimável, portanto ainda temos muito mais a descobrir sobre as importantes mulheres de fé.

Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.

Madre Teresa de Calcutá

Afinal quem são e quem foram essas mulheres? 

E por que elas são importantes?  

Quando olhando para a história de Maria, Maria Madalena, Marta passando por figuras como Tecla de Icônio, 50 anos depois de Cristo, chegando ao século XX com Madre Teresa de Calcutá, compreendemos a força das que viveram a fé de forma plena, por meio de atos e palavras. Elas deixaram suas marcas, estimulando mudanças estruturais na sociedade, igrejas e religiões. 

Deus? O mesmo Deus da Igreja é o do Candomblé. A África conhece o nosso Deus tanto quanto nós, com o nome de Olorum. A morada dele é lá em cima e a nossa, cá embaixo.

Mãe Menininha do Gantois

Esse é o nosso convite, de a cada mês, do ano de 2021: vamos trazer um pouco da história dessas mulheres e também iremos apresentar indicações de leituras. Então, agenda aí, esse encontro com MULHERES REVOLUCIONÁRIAS.

Perde, não! Confere o vídeo que Lucia Lyra vai explicar direitinho, é play!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *